Força de Fuzileiros na Lituânia recebe visita de Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada

O almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, está na Lituânia em visita aos militares da Força de Fuzileiros

Fuzileiros na Lituânia
Força de Fuzileiros na Lituânia recebe visita de Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada - ®DR

O almirante Henrique Gouveia e Melo está na Lituânia em visita à Força de Fuzileiros em missão naquele País, no âmbito da Aliança Atlântica.

O Chefe do Estado-Maior da Armada tem acompanhado, desde quinta-feira, esta Força Nacional Destacada composta por 146 militares da Marinha.

Já esta manhã acompanhou a Força de Fuzileiros num exercício de fogo real com armamento ligeiro e pesado, no qual estão a ser experimentadas novas técnicas, táticas e procedimentos envolvendo a utilização de veículos aéreos não tripulados.

Gouveia e Melo na Lituânia
Gouveia e Melo marcou presença num exercício de fogo real – ®DR

De referir que a atual missão foi “antecipada devido às circunstâncias” internacionais, tendo partido de Portugal no passado dia 1 de junho.

A Força de Fuzileiros, que se encontra na Lituânia, integra 12 oficiais, 24 sargentos e 110 praças do Corpo de Fuzileiros e do Agrupamento de Mergulhadores da Marinha totalizando 146 militares. Deste destacamento fazem parte uma equipa de seis mergulhadores, com valências de inativação de engenhos explosivos e minas, com capacidade de apoio a operações anfíbias e ainda um elemento das Operações Especiais.

Estes militares participam nas medidas de tranquilização (Assurance Mesures) da Aliança Atlântica, os quais se traduzem no envolvimento de meios aéreos, marítimos e terrestres no centro e no leste da Europa e também na Turquia.

O objetivo desta missão é o de desenvolver operações de dissuasão direta ou indireta em particular aos Países Bálticos, como resposta da Aliança face a potenciais ameaças à Europa.

De acordo com o oportunamente divulgado pela NATO, estas medidas pretendem garantir segurança às populações face a uma potencial agressão.

aNOTÍCIA.pt