Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP: Miguel Oliveira terminou na sexta posição

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na sexta posição o Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP, 12.ª ronda do campeonato do mundo de velocidade.

0
19
Miguel Oliveira no Grande Prémio de Inglaterra
Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP: Miguel Oliveira terminou na sexta posição - ®DR/RBCP

Miguel Oliveira, que arrancou da 13.ª posição da grelha, terminou hoje na sexta posição, a 2,727 segundos do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que deixou o espanhol Maverick Viñales (Aprilia) em segundo, a 0,426 segundos, com o australiano Jack Miller (Ducati) em terceiro, a 0,614, neste Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP.

O Circuito de Silverstone, na Grã-Bretanha, foi palco este domingo da 12ª corrida do campeonato do mundo de MotoGP. Miguel Oliveira, que saiu do 13º lugar foi protagonista de uma grande recuperação ao longo da prova e foi subindo posições até ao 6º posto final deste Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP. De realçar que o piloto português chegou a ser o mais rápido em pista.

Com 12 provas disputadas, a classificação do Mundial de MotoGP é liderada por Fabio Quartararo (Yamaha) com 180 postos, que foi 8º, seguido de Aleix Espargaró (Aprilia) com 158, que foi 9º. Francesco Bagnaia (Ducati), o vencedor em Silverstone, está no 3º lugar com 131, Enea Bastianini (Ducati) com 118, e Johann Zarco (Ducati) com 114. Miguel Oliveira (KTM) mantém a 10ª posição, mas agora com 81 pontos.

O piloto de Almada, que no dia anterior se tinha qualificado com o 13º melhor tempo, largou da 5ª linha, e o seu habitual bom arranque colocou imediatamente a sua KTM RC16 no 10º posto – lugar que viria a defender até à quinta passagem pela linha de meta, quando constrói a oportunidade de começar a subir mais posições.

Mesmo tendo sido perseguido, pelo menos em metade da corrida por Enea Bastianini, o piloto luso não acusou a natural pressão, mostrou o seu excelente andamento de corrida e foi atrás de subir mais posições. A algumas votas do final, e depois de uma queda de Johann Zarco, Miguel estava no 9º lugar, na expectativa de subir mais. Depois de ultrapassar Aleix Espargaro instala-se no 8º lugar em perseguição a Fabio Quartararo. É então que o piloto de Almada faz uma extraordinária ultrapassagem ao atual líder do campeonato, que o posicionou em 7º lugar.

Depois de mais uma queda de Joan Mir, Miguel Oliveira continua a gerir a corrida com bravura, e consegue ultrapassar Alex Rins que estava no 6º posto e assume o seu lugar, para manter esta posição até à passagem pela bandeira de xadrez.

Com este 6º lugar, Miguel Oliveira soma mais 10 pontos na classificação geral do campeonato, mantendo-se assim dentro do Top10 da classificação.

A próxima prova realiza-se no fim de semana de 19 a 21 de agosto, na Áustria, onde Miguel Oliveira, no ano da sua estreia no MotoGP, presenteou os portugueses com uma vitória épica no GP da Styria.

aNOTÍCIA.pt