Sabe como ter e utilizar um cartão de crédito de forma consciente?

Em breves tópicos dizemos-lhe tudo o que de mais importante existe em como ter e utilizar um cartão de crédito de forma consciente

como utilizar um cartão de crédito
Sabe como ter e utilizar um cartão de crédito de forma consciente? - ®DR

Foi de férias para o estrangeiro este Verão, e quando estava a tentar alugar um veículo, não conseguiu fazê-lo porque lhe pediram como método de pagamento um cartão de crédito? Ou já lhe aconteceu situação semelhante em algumas compras online? Se sim, começou a perceber o quão importante é ter esta solução na nossa carteira (ou smartphone). Se não, talvez esteja na hora de considerar saber mais como ter e utilizar um cartão de crédito.

A verdade é que por vezes, e sobretudo nas gerações mais jovens, os cartões de crédito são ainda um tema tabu e muito associado ao endividamento, o que leva muitos consumidores e famílias a não considerar ter este meio de pagamento. Contudo, utilizar um cartão de crédito de forma correta e consciente pode trazer um conjunto de benefícios, como pagamentos mais seguros ou a retoma de uma percentagem da compra (também conhecida por cashback).

Ficou curioso/a para saber mais sobre os cartões de crédito?! O UNIBANCO explica-lhe em breves tópicos tudo o que de mais importante há a reter sobre este tema:

  1. Cartão de crédito e cartão de débito não são a mesma coisa?

Apesar de serem fisicamente idênticos, e de terem algumas características comuns, como a possibilidade de fazer levantamentos e pagamentos, a verdade é que não têm nada a ver. O cartão de crédito permite, efetivamente, fazer compras ou levantar dinheiro (cash advance), mas apenas até um determinado limite previamente aprovado. Este plafond pode ser utilizado conforme as necessidades do titular, que pagará, posteriormente (no final do mês ou em prestações) consoante a modalidade acordada com a instituição. Por sua vez, o cartão de débito permite realizar uma série de ações, mas sempre dependendo do saldo disponível na conta à ordem do titular, na medida em que o valor vai sendo diretamente retirado dessa mesma conta.

  1. Acho que já percebi a diferença, mas o que significa cash advance?

É a designação dada aos levantamentos de dinheiro feitos com um cartão de crédito em ATMs. Ao valor levantado acresce um encargo fixo e uma taxa que varia consoante o montante.

  1. Faz sentido, mas estar a utilizar dinheiro que não tenho no momento não significa que corro o risco de, por exemplo, daqui a 10 anos ficar endividado?

Tudo depende do tipo de utilização que der ao cartão. Ao fazer um uso pouco racional pode incorrer em despesas para as quais não tem rendimentos e, consequentemente, gerar dívida. No entanto, se utilizar um cartão de crédito de forma responsável responsável, este funciona mais como um instrumento de poupança. Inclusivamente, este método de pagamento traz, geralmente, um conjunto de benefícios associados, como descontos em parceiros ou programas de cashback.

  1. Nada mal, mas é obrigatório reembolsar a instituição no final de cada mês?

Por norma, a totalidade das responsabilidades deve ser paga ao final de cada mês. No entanto, também pode existir a opção de fracionar alguns pagamentos em três vezes, sem incorrer em qualquer penalização ou juros.

  1. Já agora…no que consiste o cashback?

Podemos defini-lo como uma forma de recuperar uma parte do valor gasto em compras. Dependendo das parcerias que a sua instituição financeira disponibiliza, determinadas compras podem ter associada uma percentagem de cashback que lhe é devolvida, ou seja, que lhe é automaticamente creditada na conta do cartão. Todavia, nem todos os cartões de crédito disponíveis no mercado oferecem esta possibilidade.

  1. Interessante. Então e se tivesse de selecionar as cinco principais vantagens do cartão de crédito, quais seriam?

Flexível – não precisa de andar ou ter dinheiro de forma física para fazer uma compra; Conveniente – caso aconteça alguma emergência em que precisa mesmo do dinheiro naquele momento; Transversal – é aceite em praticamente todo o lado, sendo, inclusivamente, essencial nas viagens ao estrangeiro ou para fazer compras online, na medida em que, muitas das vezes, é dos únicos métodos de pagamento aceites; Benefícios associados – trazem, na maioria dos casos, benefícios associados, como descontos em parceiros (combustível ou compras), ofertas especiais (seguros) ou programas de cashback; Segurança – estes cartões têm um sistema de proteção em caso de perda ou de roubo.

  1. Como é que um cartão de crédito pode ter benefícios em seguros?

Alguns cartões de crédito oferecem um seguro de viagem ao adquirir os bilhetes de avião. Nem todos o fazem, pelo que deverá certificar-se previamente sobre esta cobertura. Geralmente encontra-se disponível nas opções premium, com uma anuidade mais alta.

  1. Com tantas vantagens, só faltava oferecerem uma casa.

Não oferecem, mas algumas instituições financeiras diminuem o spread no crédito à habitação se o consumidor contratar um cartão de crédito. Basicamente, ter um cartão de crédito associado à conta à ordem é frequentemente uma das condições para conseguir um spread mais atrativo.

aNOTÍCIA.pt