Novos Samsung Galaxy Foldables lideram o caminho da sustentabilidade

Os progressos da Samsung no sentido de alcançar os objetivos de sustentabilidade fixados para 2025, foram hoje divulgados

Samsung e a sustentabilidade
Novos Samsung Galaxy Foldables lideram o caminho da sustentabilidade - ®DR

A Samsung Electronics Co., Ltd. anuncia hoje os seus progressos no sentido de alcançar os objetivos de sustentabilidade fixados para 2025 na área de negócio MX (Mobile eXperience). As principais iniciativas incluem o desenvolvimento e incorporação de materiais reciclados nos produtos, a conceção de embalagens mais ecológicas e na redução do lixo eletrónico, dando uma nova vida aos antigos dispositivos Samsung Galaxy.

Desde que anunciou a iniciativa Galaxy for the Planet, no Unpacked de agosto de 2021, a Samsung tem sido diligente a criar, reciclar e reutilizar recursos que de outra forma se tornariam resíduos nocivos, minimizando assim a sua pegada ambiental e usando a inovação para ajudar a preservar o planeta. Hoje, a Samsung está a partilhar os progressos até agora alcançados na sua jornada de sustentabilidade.

“A Samsung está a tomar medidas consistentes e de impacto que ajudam a proteger as pessoas e o planeta. Casamos sustentabilidade e inovação em tudo o que fazemos”, refere TM Roh, Presidente e Chefe do Mobile eXperience Business da Samsung Electronics. “Estamos orgulhosos do nosso progresso até à data, mas, ao mesmo tempo, tem sido uma experiência humilde que nos permite continuar na nossa jornada para alcançar a nossa visão de sustentabilidade com ainda mais convicção e rigor do que antes”, adiantou.

Expandindo a utilização de materiais reciclados no Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4

O desenvolvimento de materiais novos e reciclados é uma área chave para o Galaxy for the Planet. Quanto mais a Samsung recicla, mais recursos conserva. Embora a reutilização de materiais em dispositivos Galaxy apresente muitos desafios, os benefícios para o planeta fazem com que o esforço valha bem a pena.

Samsung concebeu a nova série Galaxy Z e o Galaxy Buds2 Pro com redes de pesca abandonadas, que de outra forma poderiam acabar no oceano.

Tudo começou com a integração na série Galaxy S22, em fevereiro de 2022, hoje já existem onze dispositivos Galaxy que utilizam redes de pesca recuperadas, incluindo a série Galaxy Book2 Pro e a série Galaxy Tab S8. Ao reestruturar redes de pesca abandonadas num material de alto desempenho para a tecnologia Galaxy, a Samsung ajuda a minimizar os efeitos da poluição de plástico – 640.000 toneladas de redes de pesca são abandonadas e poluem os oceanos todos os anos.

Neste sentido, dar um novo propósito a redes de pesca descartadas é apenas um exemplo dos avanços que a Samsung tem vindo a fazer no aumento da utilização de materiais reciclados nos seus produtos.

Para além das redes de pesca, a Samsung incorporou outros materiais eco-conscientes e de pós-consumo (PCM), bem como resina de base biológica, em 90% dos dispositivos Galaxy lançados no ano passado. Nos Galaxy Buds2 Pro, mais de 90% do produto já é produzido com materiais reciclados.

Este processo requer competências complexas de engenharia e técnicas para assegurar a qualidade global, segurança e fiabilidade de todos os novos materiais incorporados nas tecnologias inovadoras da Samsung. A Samsung planeia fazer mais investimentos em investigação e desenvolvimento para obter e transformar novos materiais para utilização em produtos Galaxy, aumentando assim a presença de materiais reciclados em cada dispositivo.

Mudar a forma como os produtos Galaxy são embalados

A Samsung estabeleceu o objetivo de eliminar todo o plástico de utilização única nas embalagens de produtos móveis até 2025, e a empresa já reduziu uma quantidade considerável de plásticos de utilização única nas suas atuais embalagens para smartphones Galaxy, incluindo os novos dobráveis. A Samsung irá explorar mais formas de eliminar os plásticos de utilização única das embalagens, avaliando cada aspeto do design das embalagens, até aos mais pequenos pormenores.

Uma jornada que se iniciou com o lançamento da série Galaxy S22, mas atualmente a Samsung utiliza papel 100% reciclado nas embalagens de produtos emblemáticos.

Ao fazê-lo, a Samsung poderá salvar o equivalente a quase 51.000 árvores com a série Galaxy S22 e a nova série Galaxy Z este ano.

A Samsung também reduziu o volume de embalagem no Galaxy Z Flip4 em 52,8% e no Galaxy Z Fold4 em 58,2%, respetivamente, em comparação à primeira geração de smartphones dobráveis Samsung. Ao reduzir o volume de cada embalagem de dispositivo, a Samsung acaba por reduzir a sua pegada ambiental no transporte destas unidades que é feito através de camiões, aviões e navios. A empresa estima que esta redução no volume de embalagem equivale a uma redução das emissões de carbono do transporte de aproximadamente 10.000 toneladas até ao final de 2022[footnoteRef:6]. Além das embalagens em constante evolução para os smartphones emblemáticos, a Samsung irá expandir as embalagens eco-conscientes para outras categorias de produtos.

Soluções de escala que reduzem o E-waste

Mais do que nunca, a redução do e-waste é crucial para o avanço de uma economia circular que preserva e repõe os recursos finitos do planeta. De acordo com o Fórum Económico Mundial, 57 milhões de toneladas de lixo eletrónico foram geradas em 2021 e espera-se um crescimento de 2 milhões de toneladas por ano.

Para resolver este problema, a Samsung tem vindo a expandir o programa Galaxy Upcycling, que dá nova vida aos smartphones mais antigos da gama Galaxy. Através do Galaxy Upcycling at Home, a Samsung repõe smartphones com uma simples atualização de software que os transforma em dispositivos domésticos inteligentes que suportam as necessidades diárias, tais como cuidados com as crianças e animais de estimação.

Uma parte importante do Galaxy Upcycling é assegurar que estas práticas sustentáveis não só apoiam o ambiente, mas também melhoram a vida das pessoas. A empresa também transforma os dispositivos de segunda mão do Galaxy Upcycles em equipamentos de diagnóstico médico da categoria EYELIKE™, que fornecem os serviços necessários de cuidados oculares em comunidades desfavorecidas. Este programa já fez funcionar centenas de dispositivos Galaxy e forneceu cuidados oftalmológicos básicos a mais de 13.000 pacientes no Vietname, Marrocos, Índia e Papua-Nova Guiné.

O caminho em frente

A Samsung estabeleceu objetivos claros de sustentabilidade através de soluções de escala em todo o seu negócio. Em áreas tão variadas como a reutilização de redes de pesca descartadas para dispositivos Galaxy, a utilização de embalagens sem plástico, o alcance de zero desperdício para aterro e zero consumo em espera dos carregadores de smartphones, a Samsung está a realizar a sua visão Galaxy for the Planet com um passo de cada vez.

Haverá mais desafios pelo caminho, mas a Samsung responsabilizar-se-á em continuar a relatar os progressos na sua missão de efetuar mudanças positivas e inspirar outros a proteger o planeta para as gerações vindouras.

aNOTÍCIA.pt