O Figueira Jazz Fest nasceu em 2020, em plena pandemia, para ser o palco privilegiado do Jazz feito pelos músicos portugueses sempre na procura de estabelecer diálogos e juntar géneros diversos. Chegar a cada vez mais ouvintes e conseguir conquistar o público ainda não interessado no Jazz são os principais propósitos desta iniciativa.
A aposta tem sido sempre em espetáculos inéditos e irrepetíveis.
As escolhas deste ano são:
Dia 1 de Setembro – CABRITA convida The Legendary Tigerman, Samuel Úria e Selma Uamusse
O saxofonista, produtor, compositor e director musical João CABRITA (a celebrar 33 anos de carreira) convida The Legendary Tigerman, Samuel Úria e Selma Uamusse para com ele interpretarem os temas do seu disco em nome próprio e aclamado pela crítica como um dos melhores do ano de 2020 (pela BLITZ e pelo jornal PÚBLICO). O jazz encontrará os blues de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), o pop-rock de Samuel Úria e a expressão lusófona e a world music de Selma Uamusse.
Para além dos convidados, CABRITA faz-se acompanhar por 3 saxofonistas (para além do próprio): André Murraças, João Capinha e Gonçalo Prazeres; pelo baterista Filipe Rocha; e pelo multi-instrumentista João Rato nas teclas e na guitarra.
Surpreendente, no mínimo.
Dia 2 de Setembro – Lisboa String Trio convida Teresa Salgueiro
O LST – Lisboa String Trio, grupo composto por José Peixoto na guitarra clássica, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e Carlos Barreto no contrabaixo, casa o Jazz com o fado e as músicas do Mundo. Com três discos gravados, um dos temas do seu último disco (‘Ai mas ai de mim’) foi o vencedor dos International Portuguese Music Awards (IPMA) em 2021, na categoria de Melhor Interpretação de Fado (com interpretação de Cristina Branco). Neste espectáculo único convidam a cantora Teresa Salgueiro, figura emblemática do panorama artístico em Portugal e no Mundo. Juntos cruzarão géneros e repertórios, criando a partir dessa fusão de estilos um momento ímpar.
Dia 3 de Setembro – Mário Laginha e Pedro Burmester tocam Bernardo Sassetti
Mário Laginha e Pedro Burmester juntam-se em palco para tocar a singular, bela e poética música de Bernardo Sassetti, parceiro de tantas horas em vários palcos do mundo. Onze anos depois do último concerto 3 Pianos (que juntava os 3 em palco), os dois pianistas interpretam o genial compositor e pianista (desaparecido há 10 anos) e revivem os momentos partilhados a três.
Um concerto simultaneamente íntimo e extrovertido, de quatro mãos cúmplices há mais de 30 anos. Neste concerto para além de obras de Bernardo Sassetti, tocarão ainda (o próprio) Laginha, Piazzola e Ravel.
O espectáculo tem o apoio da Casa Bernardo Sassetti.
Os bilhetes estão à venda na Ticketline e na bilheteira do CAE, e custam 5€ os diários e 10€ o passe para os 3 dias.