Lisboa selecionada como finalista dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022

Lisboa foi selecionada como finalista dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022 que reconhecem liderança na ação climática urbana.

Lisboa no C40 Cities
Lisboa selecionada como finalista dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A cidade de Lisboa foi selecionada como finalista dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022 na categoria “Unidos na construção da resiliência climática” em reconhecimento pelo seu trabalho no projeto “Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra. Rega sustentável com água+”.

Os prémios distinguem os projetos mais ambiciosos e impactantes liderados por presidentes de câmaras de todo o mundo na ação perante a crise climática. Os prémios concentram-se em cinco categorias integradas no tema deste ano, United in Action, ou Unidos para a Ação.

A escolha dos organizadores dos prémios em selecionar este projeto como finalista dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022, é um testemunho do compromisso de Lisboa no combate à crise climática. Lisboa faz assim parte deste grupo de cidades dinâmicas que ilustram o que é a liderança na construção de um futuro inovador, resiliente e inclusivo.

“Estou muito satisfeito pelo nosso trabalho inovador na ação climática estar a ser reconhecido pela C40 e pela Bloomberg Philanthropies. Estamos fortemente empenhados em melhorar a eficiência no uso de água em Lisboa, fundamental num contexto de seca e de escassez deste recurso.

Estamos a trabalhar com os lisboetas para melhorar a capacidade de adaptação da cidade a um clima em mudança, cumprir os nossos objetivos climáticos e assegurar uma transição energética mais justa e universal”, salienta Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Os vencedores dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022 serão anunciados na cimeira C40 World Mayors Summit em Buenos Aires, em outubro.

“Parabéns a todos os finalistas dos Prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards pelas suas apresentações de projetos audaciosos e inovadores”, disse Sadiq Khan, Presidente da C40 Cities e Mayor de Londres. “As cidades, os líderes locais e os presidentes de câmara estão a liderar o combate à emergência climática. Aproveitando a sua ambição e a sua visão, podemos ajudar cidades em todo o mundo a tornarem-se mais ecológicas, justas e sustentáveis.” 

“Os prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards homenageiam um conjunto diversificado de ações locais que estão a causar um forte impacto no mundo à nossa volta”, afirmou Mark Watts, Diretor Executivo da C40. “Os finalistas deste ano estão a ajudar a promover ações climáticas inclusivas que beneficiam todos os residentes de cidades de forma equitativa. Seis dos projetos selecionados estão sedeados na América Latina, realçando a extraordinária liderança climática da região, que será ainda mais visível no final deste ano na cimeira C40 World Mayors Summit.”

“As soluções inovadoras para fazer face às alterações climáticas são promovidas por presidentes de câmara ambiciosos e pragmáticos em todo o mundo, e é importante homenagear os seus sucessos”, disse Michael R. Bloomberg, Presidente do Conselho de Administração da C40, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Ambição Climática e as Soluções Climáticas e Fundador das Bloomberg Philanthropies. “Os finalistas deste ano estão a liderar de forma clara. Se mais funcionários públicos – em todos os níveis – replicarem a sua abordagem, poderemos melhorar a saúde pública, criar empregos e vencer a luta contra as alterações climáticas.”

aNOTÍCIA.pt