Beatriz Fernandes conquista o ouro no Mundial júnior de canoagem

Beatriz Fernandes, conquistou hoje a Medalha de Ouro em C1 200 metros júnior no Mundial sub-23 e juniores de canoagem em Szeged, na Hungria.

Beatriz Fernandes conquista o ouro
Beatriz Fernandes conquista o ouro no Mundial júnior de canoagem - ®DR/COP

Beatriz Fernandes, a jovem atleta de 18 anos, filiada pelo Clube Náutico de Ponte de Lima, clube de formação de Fernando Pimenta, conquista a sua primeira Medalha de Ouro em Campeonatos do Mundo, ao vencer na final de C1 200 metros júnior, uma distância olímpica, com o tempo de 48,76 segundos. A húngara Agnes Kiss,  foi segunda com 49,05, e a cubana Mailienys Caldéron, terceira com 49,20.

Para além da conquista desta medalha de ouro, Beatriz Fernandes, neste Campeonato, já havia anteriormente alcançado a medalha de bronze em C1 1000-metros e a de prata em C2-500 metros mistos, em equipa com Martim Azevedo.

Em declarações à agência Lusa, no final da prova, Beatriz Fernandes destacou o “sentimento indescritível” pela conquista do título mundial.

“Faço um balanço bastante positivo, [os resultados] são a expressão do trabalho que tenho vindo a realizar durante toda a época e sinto-me muito feliz por isso. Foi um sentimento indescritível, só queria acabar da melhor maneira possível e foi possível”, declarou a canoísta.

Beatriz Fernandes apesar de considerar que o apuramento “será muito complicado “ vai “continuar a trabalhar”, a pensar na presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Portugal já tinha alcançado também a prata no K2 500 metros júnior, uma distância olímpica, com Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha que terminaram a final em segundo lugar, a 32 centésimos, dos polacos Jakub Stepun e Bartosz Grabowski, que concluíram a distância com um tempo de 1.28,83 minutos, e obtiveram o primeiro lugar

Os quatro pódios já conseguidos asseguram a Portugal o melhor resultado de sempre nestes campeonatos jovens de canoagem, depois de duas medalhas em 2009, 2013 e 2021.

Portugal apresentou-se nos mundiais sub-23 e júnior com um recorde de 21 canoístas, que garantiram o direito de participação após os bons resultados nos Europeus da Sérvia, com 16 tripulações nas regatas de pódio.

aNOTÍCIA.pt