AltaMente, traz mais histórias e memórias ao Alto Mondego

O novo espetáculo, AltaMente, traz mais histórias e memórias aos Alto Mondego, desta vez com participantes oriundos dos concelhos de Fornos de Algodres e Gouveia.

Alto Mondego
AltaMente, traz mais histórias e memórias ao Alto Mondego - ®DR

AltaMente, será apresentado durante o mês de setembro em Gouveia, Mangualde, Fornos de Algodres e Nelas e traz mais histórias e memórias ao Alto Mondego, desta vez com participantes oriundos dos concelhos de Fornos de Algodres e Gouveia. O projeto AltaMente, é coordenado pelos músicos Bitocas e Artur Fernandes.

A estreia é já no próximo sábado, 10 de setembro, em Gouveia, na Praça do Tribunal, em Mangualde, a 18 de setembro, no Largo Dr. Couto, em Fornos de Algodres, a 24 de setembro, no Anfiteatro do Olival da Vinha e Nelas a 25 de setembro, na Praça do Município.

Todas as apresentações estão marcadas para as 21h30.

Depois do primeiro ciclo de espetáculos ter percorrido os 4 municípios da rede em abril com elementos de Mangualde e Nelas, está a chegar um novo espetáculo inédito que resulta da capacitação que, desta feita decorreu em Fornos de Algodres e Gouveia. Assim e no âmbito deste projeto, as associações culturais e a comunidade voltam a subir ao palco, desta vez com participantes oriundos dos concelhos destes dois concelhos do Alto Mondego.

A partir da identidade e vivências musicais dos participantes, estes foram desafiados a explorar novas e criativas abordagens artísticas e a criar uma história contada pelo som. O resultado promete surpreender, numa criação musical que vai nascer em tempo real. Um verdadeiro “espetáculo – jogo” vivo e interativo em que o público será convidado a emergir e a deixar-se levar pela música.

O projeto “Alto Mondego Rede Cultural” junta os Municípios de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia e é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

“AltaMente” é uma criação em tempo real, um “espetáculo-jogo”, onde se exploram novas formas de criar música, que desafia as coletividades a cooperarem e a explorar novos caminhos artísticos, a partir da identidade e tradições dos concelhos de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia, num projeto intermunicipal, coordenado pelos músicos Bitocas e Artur Fernandes.

aNOTÍCIA.pt