O maior Festival de Banda Desenhada em Portugal, volta à cidade da Amadora

De 20 a 30 de outubro 2022, o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora, com 13 exposições, de autores nacionais e internacionais

Festival de Banda Desenhada da Amadora
O maior Festival de Banda Desenhada em Portugal, volta à cidade da Amadora - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O maior Festival de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora, de 20 a 30 de outubro 2022, com 13 exposições, de autores nacionais e internacionais. Mais de 15 autores, nacionais e internacionais, já confirmaram a sua presença no Amadora BD 2022.

Para além das exposições que podem ser visitadas presencialmente nas 3 zonas de realização do Festival – Sky Skate Amadora Park, Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora – o Amadora BD 2022 integra ainda inúmeras atividades paralelas cujo calendário será divulgado em breve.

4 Quartos (e são nossos!), Os Portugueses e Armazém Central são alguns dos destaques da programação dedicados à temática central do Amadora BD 2022 – a Relação Portugal-França. Destaque ainda para a exposição comemorativa dos 60 anos do Homem-Aranha e uma mostra dedicada à premiada obra de Filipe Melo e Juan Cavia, Balada para Sophie.

Os destaques:

– 4 Quartos (e são nossos!)

Entre Lyon e a Amadora, esta exposição junta quatro autoras em torno da visibilidade feminina, dos direitos das mulheres, das muitas questões que cruzam estas e outras lutas.

Em 1928, Virginia Woolf demandou para as mulheres “um quarto que seja seu”. Joana Mosi, Patrícia Guimarães, Elléa Bird e Blanche Sabbah reclamam esse quarto simbólico e de lá contam as suas histórias.  As quatro autoras estarão presentes no Amadora BD 2022, acompanhando a exposição patente no Núcleo Central.

– Os portugueses, de Olivier Afonso & Chico

Aos dezoito anos, Mário fugiu de Portugal na mala de um carro velho. Deixado pelo contrabandista condutor na fronteira franco-espanhol, conhece Nel, jovem compatriota com quem vai descobrir a vida aventureira dos emigrantes num bairro de lata nos arredores de Paris: trabalhos nas obras, noites regadas a vinho verde, conversas, esquemas…

Uma história de amizade singular que reflete o destino de milhares de portugueses que, nos anos 70, fugiram da ditadura de Salazar e tentaram, cada um à sua maneira, reconstruir as suas vidas.

A acompanhar a sua exposição, Olivier Afonso & Chico, marcam também presença no Amadora BD 2022.

– Armazém Central, de Régis Loisel, Jean-Louis Tripp

A série Armazém Central (editora belga Casterman) é escrita e desenhada por Régis Loisel e Jean-Louis Tripp, ambos a marcar presença no Amadora BD 2022.

A ação desta obra decorre numa aldeia rural perdida na imensidão do Quebeque, nos anos 20 do século XX e relata a vida (aparentemente simples e banal) dos habitantes da pequena paróquia de Notre-Dame-des-Lacs.  Aos protagonistas, Marie (dona da única loja – o Armazém Central – num raio de muitos quilómetros) e Serge (forasteiro que chega à aldeia e revoluciona o modo de estar e de pensar de muitos dos seus habitantes reavivando em Marie sentimentos que ela pensava há muito perdidos) junta-se uma rica galeria de personagens que, ao longo de nove volumes, levam os leitores a pensarem no sentido e simplicidade da vida, desejando o regresso às coisas mais autênticas.

– 60 Anos do Homem-Aranha

A exposição que cobre as 6 décadas de história do herói, destaca os principais autores que trabalharam o personagem e os momentos mais marcantes da vida de uma das figuras de banda-desenhada mais emblemáticas de sempre. Com uma atenção especial ao trabalho desenvolvido em Portugal com o Homem-Aranha, serão destacadas as várias editoras e as séries de televisão que por cá foram passando.

A exposição traz a Portugal um dos mais prestigiados ilustradores da Marvel: Bob McLeod

– Balada para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia

A obra de Filipe Melo e Juan Cavia – premida em 2021 nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) como a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português – Balada para Sophie, conquista um lugar de destaque no Amadora BD 2022.

A obra conta-nos a história de Julien Dubois, um pianista em fim de vida, que amargurado e atormentado por um sucesso que não pretendia, acede a contar a história da sua vida a uma inesperada jornalista que aparece na sua mansão. Mas sob uma condição:  o artigo não deve ser sobre ele. A história que tem para contar é a de François Samson, o invisível filho do responsável da limpeza do teatro, que encontrou, em 1993, num concurso local. Nessa noite, um deles venceu!

Filipe Melo e Juan Cavia juntam-se ao núcleo de autores que já confirmaram a sua presença no Amadora BD 2022.

 OUTRAS PRESENÇAS INTERNACIONAIS

Entre as presenças internacionais confirmadas no Amadora BD 2022, destaque ainda para Marcelo Quintanilha (que visita Portugal depois de ter ganho o principal prémio do Festival de Angoulême, com a obra exposta em 2021 no Amadora BD Escuta, Formosa Márcia) e Rodolfo Oliveira (autor brasileiro que acompanha a sua exposição que estará patente no Núcleo Central O Infeliz Pacto de George Walden).

 ATIVIDADES PARALELAS

Para além das exposições que podem ser visitadas presencialmente nas 3 zonas de realização do Festival – Sky Skate Amadora Park, Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora – o Amadora BD 2022 integra ainda inúmeras atividades paralelas (apresentações, lançamentos e workshops relacionados com a temática da banda desenhada) cujo calendário será divulgado em breve.

O Festival de Banda Desenhada da Amadora culminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que, este ano atribui novamente um prémio pecuniário no valor de € 5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.

aNOTÍCIA.pt