Lisboa recebe o ACM Multimedia, o principal evento internacional de multimédia

ACM Multimedia 2022, o evento onde são apresentadas as investigações e os lançamentos mais relevantes no campo da multimédia, começou hoje pela primeira vez em Portugal, até dia 10 de outubro, em formato híbrido

ACM Multimedia
Lisboa recebe o ACM Multimedia, o principal evento internacional de multimédia - ®DR

O ACM Multimedia é o principal evento internacional de multimédia, onde são apresentados anualmente as investigações e os lançamentos mais relevantes no campo da multimédia computacional. Criado em 1993, o evento acontece este ano pela primeira vez em Portugal, co-organizado pela NOVA LINCS da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, até esta sexta-feira, dia 14 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa e Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Nesta 30º edição do ACM Multimedia, em modelo híbrido, após as últimas edições online, reúnem-se milhares de investigadores que propuseram à organização no início do ano trabalhos em multimédia que cruzam imagem, vídeo, texto, música ou voz. O conhecimento multidisciplinar destes investigadores permite explorar áreas como a Inteligência Artificial, machine learning, educação, saúde, ou até o entretenimento.

Além das apresentações das principais investigações, o ACM Multimedia 2022 envolve mais de 50 eventos com 1200 participantes, incluindo painéis, tutoriais, demonstrações, exposições, desafios computacionais, uma competição de software open source, e workshops, entra os quais, as ferramentas para detetar deepfake, ou como utilizar a multimédia para recomendações no setor da moda. Em destaque no evento encontra-se também uma exposição de arte interativa que demonstra o potencial da união da arte com a multimédia.

Os principais oradores do evento são três figuras relevantes do campo da multimédia, a começar pela investigadora israelita Yoelle Maarek, ex-Presidente de Investigação na Yahoo e primeira engenheira da Google em Israel, responsável pela abertura do centro de engenharia em Haifa. Hoje, Yoelle Maarek é vice-presidente da Amazon e líder de investigação da equipa do Alexa Shopping e vai demonstrar na ACM Multimedia 2022 como a tecnologia da Alexa pode ajudar os clientes da Amazon a cumprirem tarefas com ordens verbais e visuais. Nuria Oliver, Scientific Director e co-fundadora da ELLIS Alicante Foundation, determina como a Data Science combateu a pandemia da COVID-19; e Douwe Kiela, Head of Research da Hugging Face, a plataforma de data science que permite qualquer pessoa construir modelos de multimédia, debruça-se sobre o machine learning.

Informações completas em: https://2022.acmmm.org/

aNOTÍCIA.pt