Adega da Vidigueira promove o “Vinho de Talha” com vários eventos

Em novembro a Adega da Vidigueira celebra o vinho de talha e leva a efeito diversos eventos, todos eles relacionados com este vinho.

vinho de talha da Adega da Vidigueira
Adega da Vidigueira promove o “Vinho de Talha” com vários eventos - ®DR

Nos fins de semana de Novembro a Adega da Vidigueira irá levar a efeito alguns eventos, todos eles relacionados com o Vinho de Talha.

O primeiro evento acontece no dia 5 e será um marco histórico uma vez que irá ser aberto um vinho produzido na talha mais antiga da Adega da Vidigueira, a qual data de 1656. Esta talha, encontra-se na Taberna dos Arcos em Vila de Frades e a sua abertura decorrerá pelas 17h00.

11 de novembro será celebrado o tradicional S. Martinho, e como se diz pelo Alentejo, “no dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho!”. É o dia da abertura de todas as talhas, do tradicional cante alentejano com o Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, tudo acompanhado de petiscos regionais e as castanhas assadas, que tanto marcam esta data. Tudo acontecerá na Casa das Talhas, da Adega.

No dia 19 de novembro, haverá um dos já célebres Jantares Vínicos, onde serão servidos pratos especiais para serem desfrutados em harmonização com os vinhos da Adega e este ano, ao som de Tiago Barbosa. Este evento requer uma marcação prévia, uma vez que a capacidade máxima é de 100 pessoas.

Estas atividades terminam com o TALHA DOC, a 26 de novembro. Uma mostra e prova de Vinhos de Talha, certificados pela Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo (CVRA), que inicia com uma conferência sobre o mote “As Castas e o Vinho de Talha”. A conferência terá moderação de Luis Gradíssimo e como oradores o Prof. Virgílio Loureiro e a Prof. Elsa Gonçalves. De salientar que para a conferência é necessário efetuar marcação prévia.

aNOTÍCIA.pt