Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros: conheça 5 dicas para se preparar para a prova

Falta um mês para a Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros, a corrida 100% solidária, que decorrerá sob as luzes de Natal da vila

Cascais-Corrida-de-Natal
Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros: conheça 5 dicas para se preparar para a prova - ®DR

É dentro de um mês que terá lugar a segunda edição da agora denominada Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros, a prova inclusiva cujo percurso – que pode ser consultado aqui – decorrerá sob a iluminação de Natal da vila de Cascais, a 8 de dezembro.

Com a partida marcada para as 18h30, na Baía de Cascais, será possível participar em dois formatos: corrida ou caminhada de 5km. As inscrições ainda estão a decorrer e podem ser feitas aqui.

Seja qual for o modelo que escolher, siga as dicas da Liberty Seguros para se preparar para a prova:

  1. Faça um plano de treinos

Se tem um estilo de vida mais sedentário, recomendamos que programe alguns treinos até ao dia da corrida. Comece com um ritmo baixo e, após algumas sessões, comece a ir aumentando para um ritmo moderado, podendo mesmo alterar jogging com caminhada. Ao longo do tempo, vá aumentando os intervalos de corrida e reduzindo os intervalos de baixo ritmo, até se sentir confortável em percorrer toda a distância sem necessitar de caminhar.

  1. Beba água

A água constitui cerca de 60% do peso corporal e, ao longo do dia, com a transpiração, a respiração e a urina, vamos perdendo-a – mais ainda com o exercício físico, pois é libertado mais suor. Por isso, é fundamental compensar a perda de água que ocorre durante e após a corrida. Hidrate-se regularmente, bebendo aproximadamente 1 ou 2 goles de água a cada 10 a 15 minutos durante a corrida. Após a mesma, continue a ingerir água para evitar desidratação, dores musculares e tendinites.

  1. Não se esqueça do aquecimento e dos alongamentos

Fazer alongamentos dinâmicos antes de uma corrida ou caminhada pode ajudar a prevenir lesões. Após a sessão, faça alongamentos mais lentos e profundos para ajudar os seus músculos a relaxar.

  1. Planeie as refeições para antes e depois da prova

Cada organismo é diferente e necessita de mais ou menos energia, de acordo com a estatura, idade ou metabolismo. Mas, regra geral, os médicos recomendam que se espere cerca de 3 a 4 horas após uma refeição mais pesada (como o almoço) antes de fazer exercício físico. Mais perto da hora da partida pode fazer um lanche leve para evitar que o nível de açúcar no sangue caia significativamente durante a corrida. Depois da corrida, é recomendada a ingestão de alimentos proteicos e ricos em hidratos de carbono complexos para ajudar a recuperar os músculos.

  1. Escolha o calçado adequado

Quer opte por corrida, quer pela caminhada, utilizar o calçado adequado garante a estabilidade e o suporte necessários durante o movimento outdoor. Os ténis certos podem mesmo ajudar a prevenir lesões e a tornar o percurso mais agradável. Escolha o modelo com a ajuda de profissionais nas lojas da especialidade e experimente-os dias antes, de maneira a que estes se vão moldando aos seus pés. No website da Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros apresentamos algumas sugestões de sapatilhas apropriadas para running.

 

De salientar que para além da componente desportiva, a Cascais Corrida de Natal by Liberty Seguros pretende apoiar o desporto adaptado, marcando a diferença para que o desporto seja mais inclusivo. O apoio será feito através da atribuição de bolsas para projetos que promovam a inclusão, com recurso a júri qualificado.

A organização irá atribuir 10.000€ (IVA incluído) em bolsas para projetos inovadores e integradores que contribuam para o desenvolvimento do desporto adaptado. Em cada projeto candidato, a vertente de inclusão é obrigatória e um fator decisivo para a candidatura à bolsa. Caso não contemple o desporto inclusivo, não será considerado. Cada projeto candidato deverá identificar uma necessidade específica que pretende colmatar. Esta necessidade poderá estar relacionada, por exemplo, com a aquisição de material para a prática desportiva.

aNOTÍCIA.pt