Não Há Pão – o novo álbum dos Peste & Sida

Não Há Pão o novo album dos Peste & Sida, um grito contra as novas pragas que se vieram juntar às de sempre: Não Há Pão, mas há Rock'n'Roll!

Não-Há-Pão-Peste-Sida
Não Há Pão - o novo álbum dos Peste & Sida - ®DR

Não Há Pão o novo album dos Peste & Sida, um grito contra as novas pragas que se vieram juntar às de sempre: Não Há Pão, mas há Rock’n’Roll! Dez “chapadas musicais” fazem parte deste novo album “a serem devidamente distribuídas pelos focinhos das elites vampirescas” e celebradas pela comunidade PESTE & SIDA, círculo de amigos de ontem, de hoje e de amanhã, de acordo com a banda.

“Não Há Pão”, é luta e é festa, para a qual foram convidados músicos com fortes laços de amizade com a banda. Juntam-se à pândega Freddy Locks e Johnnie Simbiose, com quem João San Payo e Ricardo Barriga partilham palco nos Rosa Sparks. Presentes estão também o trompetista Ricardo Pinto e o saxofonista Gonçalo Prazeres, sendo que este último vai dirigir o reforço da banda com uma dupla de saxofones em palco.

“Não Há Pão” é uma edição de autor dos Peste & Sida, e será distribuído pela Amazing Artists Records em formato CD durante o mês de novembro de 2022, e em formato vinil no início de 2023. Tem punk, tem ska, tem a sonoridade familiar e novos territórios a serem explorados; tem homenagens e versões de José Afonso, NZZN, Rock & Varius e Sílvio César. Traz força renovada, “porque isto da P.D.I. toca a todos mas resvala em alguns. Há apelo à participação, porque juntos vamos mais longe, sempre onde não nos querem.”

O grafismo do álbum é da autoria da Inês San Payo, linguagem de uma nova geração a trazer frescura aos “maduros”, e as fotos são fruto do “profissonalão” Jorge Buco, amigo e cúmplice de longa data.

O álbum foi co-produzido por Emanuel Ramalho, histórico do pop-rock tuga (Faíscas, Corpo Diplomático, Street Kids, Rádio Macau, Delfins e muitas outras bandas), que já produziu o LP “Portem-se Bem e o Maxi single “Reggae Sida” (1989), o LP “Eles Andam Aí” (1992), o LP “Não Há Crise”, e o registo “Ao Vivo no RCA” (2015), que tem uma percepção muito  objectiva de quem são e de como querem soar os Peste & Sida.

As gravações tiveram início em  dzembro de 2021 com a captação das baterias na sala de ensaio na Arruda-dos-Vinhos; baixos, guitarras, vozes e metais foram gravados ao longo do ano 2022 no estúdio “Aqui Há Gato”, com a pandemia a condicionar datas, mas com os Peste & Sida a serem mais teimosos que a Covid.

Assim os Peste & Sida vão para a estrada esperando encontrar todos os amigos e fãs da luta. “Ei tu, vem daí!” é o desafio dos Peste & Sida.

aNOTÍCIA.pt