O último “O Lobo Convida” revela projeto para 2023

O último “O Lobo Convida" revela projeto para nova temporada de jantares pop up, a acontecer no Lobo Mau em 2023

Lobo-Convida-projeto
O último “O Lobo Convida" revela projeto para 2023 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O último “O Lobo Convida” revela projeto para nova temporada de jantares pop up, a acontecer no Lobo Mau em 2023. Hugo Guerra levantou uma ponta do véu acerca do novo projeto que tem em mente para o próximo ano. Chama-se “12 meses, 12 Chefs” e como o próprio nome indica, em cada mês haverá um chef, para um jantar a quatro mãos.

Antes desse projeto, o último “O Lobo Convida” deste ano, em que o Chef Hugo Guerra do Restaurante Lobo Mau convidou o Chef Rodrigo Madeira, da Herdade da Malhadinha Nova Relais & Chateaux, aconteceu na passada terça-feira (22) e como já é hábito no Lobo Mau foi um sucesso.

Sabendo nós, que Hugo Guerra gosta de estar entre amigos e de os celebrar à mesa, este foi mais um dos celebres jantares pop up, composto por 1 menu exclusivo, 4 mãos, 7 momentos, 5 vinhos, mesas cheias, boa disposição e muitas memórias!

Estes dois Chefs e amigos de longa data, conforme nos confidenciaram, desenharam o menu deste jantar, numa noite “de tertulia e copos” sentados a uma das mesas do Lobo Mau. Daí saiu não um projeto mas sim o menu de degustação, digno de deuses, do último “O Lobo Convida” de 2022.

Menu degustação

O Couvert composto por pão de massa mãe, manteiga de anchovas e queijo, a que não conseguimos resistir tal era a harmonia de sabores. O vinho foi um La Bernard Rosé, do Monte da Vinha.

Para 1ª entrada, Ostras, Pepino e Malagueta, harmonizadas com um Landecraft Loureiro 2021, que nos deixou na boca uma frescura bem duradoura, preparando assim a vinda da 2ª entrada que nos trouxe Cogumelos, Batata e Gema, uma junção de sabores e de texturas dificil de explicar, mas simplesmente divinal.

O prato de peixe, uma Bisque, Ameijoa e Corvina, trouxe-nos o sabor do mar e o perfume de uma noite de verão. Para complemento um Preguiça branco 2021.

Porco Preto Doc, Pão Alentejano e Chouriço, foi o prato de carne. Um Preguiça Reserva, Tinto 2019, harmonizou na perfeição com este prato tradicionalmente alentejano.

Para sobremesa e como estamos quase no Natal, os Chefs, brindaram-nos com uns Sonhos de Cenoura e Tangerina, acompanhado de um Vinho da Madeira, Blandys 5 anos Reserva.

Durante a degustação, tentámos atribuir “o seu a seu dono”, “quem fez o quê”. Dificil! A pergunta surgiu quando nos sentámos com o Hugo e com o Rodrigo, para saber um pouco mais destes dois Chefs.

Conheceram-se no Penha longa há uns anos atrás anos, “sempre mantivemos contato, não tanto como queriamos, mas somos amigos e agora estivemos juntos no Congresso e entre  os copos, decidimos – vamos fazer um evento, mais um daqueles -, e aqui estamos” referiu Hugo Guerra.

“Quantos aos pratos, foram mesmo feitos a quato mãos. Umas vezes eu começava e o Rodrigo finalizava, outras vezes era o contrário. Foi sempre assim.” exlicou o Chef Hugo Guerra.

Já, Rodrigo Madeira, explicou-nos como foi  natural a preparação do menu e depois a sua confeção. Primeiro porque é hábito dos dois chefs darem preferencia a menus com produtos da época. Depois porque embora seja ribatejano, mas sendo Chef Executivo da Herdade da Malhadinha Nova Relais & Chateaux, os sabores alentejanos estão muito perto dos do Chef Hugo Guerra, cujas raízes são dessa zona do nosso território.

“foi tudo feito em equipe, em família, assim tudo é mais fácil” diz Rodrigo. “Estarmos na cozinha, faz e prova, prova e faz, acrescenta, tira…., divertimo-nos imenso, já não estávamos juntos na cozinha há imenso tempo, e isso é fundamental para nós, para podermos criar bons pratos, resultante de experiência e memórias…muitas memórias”

Chef Executivo da Herdade da Malhadinha Nova Relais & Chateaux, Rodrigo Madeira, contou-nos ser este um projeto com o qual muito se identifica, ” Um projeto de coração, é um bebé grande. Será agora e será para sempre. Não sei o que a vida me reserva, mas este será sem dúvida o que vai fazer sempre parte de mim”

O Wine Pairing esteve a cargo do Nuno Preguiça com os vinhos do Espaco Delux. 

O próximo jantar pop up do Lobo Mau, será em 3023, já no formato “12 meses, 12 Chefs” que certamente se irá traduzir em mais um sucesso do carismático Chef Hugo Guerra.

aNOTÍCIA.pt