Ano novo, equipamento novo? Dicas de especialista sobre como proteger o seu novo dispositivo contra hackers

Algumas dicas para preparar os seus dispositivos e os proteger contra hackers elevando a sua segurança ao nível cibernético.

proteger-dispositivo-hackers
Ano novo, equipamento novo? Dicas de especialista sobre como proteger o seu novo dispositivo contra hackers - ®DR

Agora que o Natal acabou, muitos portugueses estão contentes por terem recebido presentes tecnológicos. No entanto, um novo gadget também significa um novo alvo para os hackers que procuram novas vítimas no próximo ano, pelo que há que proteger o novo dispositivo.

De acordo com um novo estudo da NordVPN, 75% dos utilizadores dizem que configuram os seus novos dispositivos sozinhos. Alguns passos básicos podem preparar os seus gadgets para serem usados com segurança ao nível cibernético.

“A maioria das mais novíssimas coisas tem muito poucas configurações de cibersegurança instaladas por defeito. Especialmente os dispositivos da Internet das Coisas. O seu novo smartwatch pode ser muito bom a rastrear a sua rota de corrida, mas será que assegura que os seus dados não chegam a terceiros mal-intencionados? Não, se não tomar as medidas certas para protegê-lo”, diz Daniel Markuson, especialista em cibersegurança da NordVPN.  

Abaixo, o especialista avança com várias dicas sobre como configurar o seu mais novo equipamento antes de expô-lo ao mundo cruel dos perigos da internet.

  1. Escolha passwords fortes e complexas

As suas passwords devem diferir de uma conta de internet para outra, mas também de um dispositivo para outro. A password do seu laptop deve ser completamente diferente da que você usa para desbloquear o seu smart speaker ou smart TV. Uma password forte é tipicamente constituída por pelo menos 20 caracteres, incluindo números, letras e símbolos. Você pode usar um gestor de passwords para gerar e guardar as suas passwords. Lembre-se: se a password é fácil de lembrar, não é forte o suficiente.

  1. Ative a autenticação de dois fatores (2FA)

Todos os anos, os hackers criam novas maneiras de invadir o seu dispositivo, pelo que uma password já não é suficiente para proteger os seus gadgets. É por isso que o nosso especialista aconselha usar-se a autenticação de dois fatores em todos os dispositivos que oferecem essa possibilidade. 

O processo 2FA adiciona uma camada extra de segurança ao seu dispositivo, tornando mais difícil aos criminosos atacar e roubar os seus dados. Inserir apenas uma password não será suficiente — os hackers também teriam de conseguir aceder ao seu telefone ou email.

  1. Reveja as permissões das apps

Se recebeu um telefone de presente, não se esqueça de verificar novamente as permissões que concede às apps que instala. Algumas apps podem solicitar mais dados do que realmente precisam. Por exemplo, a sua aplicação de calendário não precisa de permissão para aceder à sua câmara ou microfone. E certamente que nenhuma das apps de edição de fotos precisa de aceder à sua lista de contactos.

  1. Instale ferramentas de cibersegurança 

Nem todos os novos dispositivos estão equipados com software antivírus ou uma VPN; logo, as apps de cibersegurança são as primeiras que deve instalar no seu laptop ou smartphone. Só depois de instalar estas apps, pode garantir que a sua ligação é segura e não irá receber nenhum vírus durante a restante configuração do seu dispositivo.

  1. Configure atualizações automáticas

Depois de instalar tudo o que precisa, configure as atualizações automáticas para que nunca deixe passar uma. Muitas pessoas ignoram as atualizações porque não querem perder tempo a instalá-las ou simplesmente não percebem porque devem fazê-lo. No entanto, isso é um grande erro porque a maioria das atualizações visam corrigir vulnerabilidades graves que os fabricantes encontram nos seus dispositivos.

“Mesmo que os novos dispositivos tragam novas vulnerabilidades, há uma forma segura de aproveitá-los. Tudo o que é necessário é um pouco mais de atenção ao que instalamos, em quais links clicamos e como nos comportamos online. Se prepararmos os nossos gadgets adequadamente, eles servem-nos sem comprometer os nossos dados”, diz Daniel Markuson, especialista em segurança cibernética da NordVPN.

aNOTÍCIA.pt