“As Florestas Marinhas de Portugal” tema de Conversas com Ciência em Serralves

Sob o tema as "Florestas Marinhas de Portugal" Serralves dará início no próximo dia 15 de janeiro, pelas 11H00 ao ciclo Conversas com Ciência

Serralves Florestas Marinhas Portugal
"As Florestas Marinhas de Portugal" tema de Conversas com Ciência em Serralves - ®DR

Sob o tema “As Florestas Marinhas de Portugal”, Serralves dará início no próximo domingo, dia 15 de janeiro, pelas 11H00, ao ciclo Conversas com Ciência de 2023, iniciativa com acesso gratuito, mas com inscrição obrigatória em www.serralves.pt.

As florestas marinhas são muito produtivas, biodiversas e servem de berçário, protegendo os juvenis de muitas espécies marinhas, incluindo algumas de elevada importância para a pesca. Para além de absorverem CO2, reduzindo localmente a acidificação do oceano, libertam O2, oxigenando a água, e absorvem inúmeros poluentes contribuindo para a limpeza da água.

No entanto, estas florestas marinhas, estão a desaparecer da nossa costa, sendo a investigação que está a ser desenvolvida determinante para o entendimento da importância do restauro das florestas submersas.

O ciclo Conversas com Ciência de 2023, em Serralves, tem inicio com a palestra sobre “As Florestas Marinhas de Portugal” e  terá como oradora a investigadora Isabel Sousa Pinto, do Ciimar-Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

Notas biográficas:

Isabel Sousa Pinto Professora do Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora do CIIMAR. Doutorada pela Universidade da Califórnia e especialista em ecologia e restauro de florestas marinhas e em cultivo e utilização das algas. É coordenadora de redes Europeias e Internacionais de investigação em biodiversidade e em recursos marinhos, (Euromarine – www.euromarinenetwork.eu, GEO BON/MBON (www.geobon.org/bons/thematic-bon/mbon/) e membro da direção científica da IPBES – Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas das Nações Unidas (www.ipbes.net).

Sobre Conversas com Ciência

Numa parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Conversas com Ciência convida um investigador e a comunidade para uma conversa informal, um domingo por mês, a realizar-se no Parque de Serralves. A partilha assente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, terá como especial destaque nas temáticas: “Proteger a vida marinha”; “Ação climática”; “Saúde de qualidade”; “Erradicar a fome”; “Água potável e saneamento”; e “Energias renováveis e acessíveis”. Estas sessões visam aproximar a comunidade à ciência e comunicação de ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do CIIMAR.

Projeto realizado em parceria com Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR)

aNOTÍCIA.pt