Benfica e Sporting empataram este domingo, na Luz por 2-2 o dérbi lisboeta, jogo grande da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Os golos do Sporting, foram marcados por Bat (autogolo) e Pote (penálti), enquanto que os do Benfica foram apontados por Gonçalo Ramos.
Após Enzo Fernández ser homenageado na Luz pela conquista do título mundial, começou o jogo na Luz com o Sporting a sair com a bola. A primeira jogada digna de algum destaque partiu dos pés de Pedro Gonçalves, que intercetou um passe de Florentino, e foi travado em falta por Otamendi, que viu o cartão amarelo e deu livre para o Sporting. Porro remata por cima da barreira, mas Vlachodimos defende.
Minutos depois grande arrancada de Marcus Edwards a receber em zona central, até tentar o passe para isolar Paulinho, mas Vlachodimos agarrou a bola. O Sporting conseguia assim chegar às imediações da área do Benfica através das combinações entre o trio da frente, enquanto o Benfica, tentava pressionar e apesar de conseguir recuperar a bola algumas vezes, não criava perigo na baliza de Adán.
Aos 20′ o Benfica chega finalmente à grande área do Sporting. João Mário recebe sozinho em boa posição, remata em zona lateral para defesa de Adán, que defende a dois tempos. No minuto seguinte, o Benfica volta a atacar a baliza do Sporting, com Rafa a arrancar pela direita e a rematar para defesa de Adán dentro de área.
Entretanto aos 27′, após boa jogada construída na direita entre Porro e Edwards, o inglês cruza para um desvio para a baliza entre Trincão e Bah.A Liga acabou por dar autogolo de Bah. Mas estava feito o primeiro golo da partida a favor do Sporting.
Dez minutos depois, o Benfica, numa jogada de Rafa que cruza para Gonçalo Ramos que rematou com o pé direito em frente à baliza igualando o marcador.
Ao intervalo o marcador registava um empate (1-1) entre Benfica e Sporting. Após uma fase inicial de jogo morna, com o Sporting a ter mais bola, os leões chegaram à vantagem num lance de contra-ataque. Depois o Benfica cresceu e tiveram duas oportunidades de golo (primeiro João Mário e logo depois Rafa) que Adán defendeu. Finalmente Gonçalo Ramos conseguiu numa jogada certeira fazer o golo do empate.
A segunda parte começou com pedidos de penálti por parte do Sporting, quando Trincão serve Paulinho na área e o avançado português cai. Soares Dias vai analisar o lance no VAR, e assinala penálti por falta de António Silva.
Pote chamado a marcar, rematou colocado para o lado direito de Vlachodimos, e fez o 2-1 para o Sporting.
Fora de jogo, assinalado ao Benfica aos 58′. Enzo Fernández tentou um passe em profundidade que encontrou Rafa em posição irregular. Mas passado pouco tempo, o Benfica volta a empatar o jogo com um golo de Gonçalo Ramos que com assistencia de Alejandro Grimaldo, bisa na partida.
O Benfica continuava a pressionar e voltou a estar perto do golo aos 74′, com um cruzamento de Neres para Otamendi que cabeceou para mais uma defesa de Adán.
Aos 78 minutos, destaque para a estreia de Chermiti na equipa principal dos leões, ao entrar para o lugar de Paulinho. Chermiti não foi feliz na sua estreia uma vez que pouco depois recebe cartão amarelo por entrada perigosa.
Aos 90+2, oportunidade falhada do estreante Youssef Chermiti que rematou com o pé direito do lado direito da área. Assistência de Gonçalo Inácio com um passe em profundidade depois de um contra ataque.
No primeiro dérbi lisboeta do ano, Benfica e Sporting empataram na Luz, 2-2, ficando a diferença de pontos entre os dois clubes iguais. Já o Sporting de Braga fica um ponto mais distante do lider Benfica.