Depressão FIEN – Marinha registou ondas de cerca de 14 metros

A bóia de Leixões costeira, localizada a cerca de 20 quilómetros da costa, registou uma altura máxima de 13,9 metros.

Depressão FIEN
Depressão FIEN - Marinha registou ondas de cerca de 14 metros - ®DR

A Marinha Portuguesa, através da rede MONIZEE do Instituto Hidrográfico, registou, nos dias 17 e 18 de janeiro de 2023, com a passagem da depressão FIEN, um agravamento do estado do mar na costa oeste de Portugal Continental.

Atividade registada nas bóias de Leixões e da Nazaré, durante a depressão FIEN:

Ontem, dia 18 de janeiro, às 01h25, a boia de Leixões costeira, localizada a cerca de 20 quilómetros da costa, registou uma altura máxima de 13,9 metros, o equivalente a um prédio com cerca de 4 andares, e uma altura significativa de 8,18 metros, com períodos de pico entre 12 e 16 segundos em direção Noroeste. 

A boia da Nazaré oceânica, localizada a cerca de 27 quilómetros da costa de Peniche, registou, no dia 17 de janeiro, às 20h, uma altura máxima de 12,13 metros e uma altura significativa de 8,07 metros. No dia 18 de janeiro, às 04h00, registou uma altura significativa de 8,07 metros.

Acompanhe as condições do mar aqui​ ou na App Hidrográfico +.

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

aNOTÍCIA.pt