Amendoeira em Flor: a festa rainha celebra 82 anos em Figueira de Castelo Rodrigo

A “Rainha Amendoeira em Flor” festeja a época das amendoeiras floridas, que anualmente se estendem ao longo do território Figueirense.

Festa Amendoeira em Flor
Amendoeira em Flor: a festa rainha celebra 82 anos em Figueira de Castelo Rodrigo - ®DR

A amendoeira em flor é um dos ex-líbris mais aclamados do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que celebra os 82 anos da festa apelidada de “Rainha da Amendoeira em Flor”.

Celebrada desde 1941, a festa da amendoeira em flor em Figueira de Castelo Rodrigo volta a ser um dos pontos altos da chegada da primavera, sendo este ano comemorada de 24 a 26 de fevereiro e de 3 a 5 de março.

Depois do sucesso da edição do ano passado, a localização do certame irá continuar a ser o recinto da Feira, numa estrutura amovível coberta, preparada para o efeito e com todas as condições para acolher expositores, visitantes e diversas atividades nesta “Rainha da Amendoeira em Flor”.

Para acompanhar as paisagens idílicas pintadas de rosa e branco, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo tem planeadas diversas atividades e eventos. A mostra e venda de produtos endógenos e artesanato vai estar lado a lado com atividades musicais, desportivas e culturais que irão dinamizar o concelho nos dois fins de semana.

O evento deste ano apresenta um programa musical do qual fazem parte artistas de renome da música popular portuguesa, havendo também uma aposta nos artistas e bandas locais. As atuações em foco estão a cargo de Toy, Némanus, Miguel Azevedo e Jorge Guerreiro.

Quanto à vertente desportiva e cultural, estão programados jogos tradicionais, a caminhada da amendoeira em flor, o 12.º Raid TT,  prova de BTT e a presença do Grupo Etnográfico do Sabugal e do Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior. Os mais novos poderão também contar com o “Zumba Kids” e o “Tik Tok Dance”, que celebram o seu primeiro aniversário com algumas novidades.

Aliada à festa da amendoeira em flor, irá realizar-se a habitual Feira do Almendro, em Barca D’Alva, uma feira transfronteiriça que junta portugueses e espanhóis, numa tradição que é assinalada sempre com a plantação de uma amendoeira.

Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal, afirma que “depois da inovação levada a cabo no ano passado, iremos este ano melhorar ainda mais este histórico evento da região, promovendo o que é nosso e criando atividades que dinamizem a economia local, fazendo jus à beleza única que as flores das amendoeiras nos trazem”.

Para o edil, “são inúmeras as razões para visitar o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo pintado com o tom de rosa e branco, descobrir as nossas paisagens e desfrutar dos nossos produtos e tradições, nesta que é a mais antiga festividade que celebra as amendoeiras em flor na região”.

São muitos os motivos para visitar o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, de 24 a 26 de fevereiro e de 3 a 5 de março, usufruindo da “Rainha da Amendoeira em Flor” e deste território abençoado pela natureza,

Artigo relacionado:

A Amendoeira em Flor torna-se rainha em Figueira de Castelo Rodrigo