Lexus RZ oferece mais prazer de condução com o sistema Direct4

Distribuição automática de binário entre os eixos dianteiro e traseiro (e-Axles) assim como controlo e postura do veículo inspirados na chita são algumas das particularidades do Lexus RZ

Lexus RZ
Lexus RZ oferece mais prazer de condução com o sistema Direct4 - ®DR

O prazer de condução e o conforto dos passageiros foram aperfeiçoados no Lexus RZ, graças ao sistema inteligente de controlo de tração às quatro rodas, DIRECT4. Introduzida no RZ, esta tecnologia exclusiva da Lexus ajusta automaticamente a distribuição da força motriz entre os eixos dianteiro e traseiro (e-Axles) em milissegundos, em resposta às condições de condução. Para além disso, ajusta automaticamente a força de travagem nas quatro rodas de acordo com a distribuição do peso e reforça a eficiência energética do SUV elétrico a bateria.

 
Depois de observar o animal mais rápido do mundo em ação, a chita, o Engenheiro-Chefe Takashi Watanabe ficou fascinado com a forma como o corpo do felino se movia de múltiplas maneiras enquanto corria e se desviava, em busca de uma presa – ao mesmo tempo que isto acontecia, a sua cabeça permanecia surpreendentemente estável e a sua linha de visão, inabalável. Uma inspiração para os engenheiros da Lexus pensarem em novas formas de controlar a postura do RZ. Com o DIRECT4, alcançaram um controlo de inclinação excecional: a medida em que o veículo se inclina para trás na aceleração e para frente na travagem está agora mais limitada, reduzindo os movimentos de cabeça dos ocupantes. Isto permite que o condutor tenha uma linha de visão mais estável e aumenta significativamente o conforto dos passageiros, especialmente nos bancos traseiros.
 
A inspiração na chita também influenciou o estilo exterior do RZ.
 
Para além de um maior controlo na postura do veículo e da redução da rispidez de movimentos no habitáculo, importantes contributos para uma condução mais suave, as vantagens do DIRECT4 incluem uma aceleração potente e suave; excelente tração durante a aceleração e em superfícies escorregadias; maior estabilidade em curva e uma travagem segura e tranquila.
 
A distribuição automática do binário aperfeiçoa a precisão das respostas, lineares e naturalmente adaptadas às indicações do condutor. Todos estes atributos reforçam as principais características de condução do RZ, representadas pelos “três Cs”, os pilares da Assinatura de Condução Lexus: Confiança, Controlo e Conforto.
 
O DIRECT4 proporciona o equilíbrio ideal da força motriz entre a dianteira e a traseira do veículo de forma contínua através do controlo independente de cada eixo (e-Axle). Os sensores enviam informações sobre a velocidade da roda para a ECU BEV, o G longitudinal e o ângulo de direção. O DIRECT4 responde a esta informação, maximizando a tração e a aderência, quase instantaneamente: o binário dianteiro/traseiro pode ser ajustado de zero a 100% ou 100% a zero e qualquer valor intermédio em milissegundos, mais rapidamente do que qualquer sistema mecânico.
 
O binário divide-se entre os eixos dianteiro e traseiro (e-Axles) de acordo com as condições de condução:

  page2image768706688

HABITUAL

(FR : TR)

page2image768708720

ATÉ

(FR : TR)

OBJETIVO

ARRANQUE

60:40

page2image1844758992

20:80

Transferência de binário para a traseira de forma a melhorar a tração e a estabilidade.

EM RETA

70:30

page2image1842721984

40:60

Transferência de binário para otimizar a estabilidade em linha reta e melhorar a eficiência.

EM CURVA

75:25

20:80

Mais binário na traseira para aumentar a tração em situações de baixo atrito.
Em curva, mais binário na traseira para reforçar a confiança na direção e permitir uma boa sensação de aceleração ao sair da curva.

MODO AUTONOMIA

page2image1842764128

0:100

50:50

page2image1842769872

Na condução de baixo binário (vel. Cruzeiro), só é usado o motor traseiro, aumentando a autonomia.

 

aNOTÍCIA.pt