“Vila Viçosa à Mesa” regressa com a Semana das Migas Alentejanas

O Festival Gastronómico "Vila Viçosa à Mesa", está de regresso em 2023 e com ele a Semana das Migas Alentejanas

Vila Viçosa semana Migas Alentejanas
"Vila Viçosa à Mesa" regressa com a Semana das Migas Alentejanas - ®DR

Em 2023, o Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” regressa com a Semana das Migas Alentejanas, de 6 a 12 de fevereiro.

O pão é um dos elementos obrigatórios na gastronomia alentejana, ao qual é dado um tratamento de destaque e é comprovado pela enorme variedade de iguarias disponíveis. E, exemplo disso, são diversos os pratos de migas alentejanas que podemos encontrar, tais como as migas de espargos, migas de bacalhau, migas gatas, migas de batata, entre muitas outras variantes deste típico prato .

Na Semana das Migas Alentejanas, o Município de Vila Viçosa deixa o convite para visitar o concelho e degustar algumas dessas iguarias, nos restaurantes aderentes (total 15):

Adega 7160

Casa do Benfica

Churrasqueira Bencatel Sempre´Assar

Copofonia

Florbela Espanca

Núcleo do Sporting

O Homem das Águas

O Paço Ducal

Os Cucos

Ouro Branco

Petiscos da Vitória (Columbófila)

Petisqueira Luso-Cubana

Restauração

Safari

Taverna dos Conjurados

Sobre:

Vila Viçosa é conhecida como a “Princesa do Alentejo”. Apesar de pequena, é uma das mais preciosas e encantadoras jóias do Alentejo, uma “vila-museu”.

Deve-se o nome Vila Viçosa à fertilidade dos solos e aos encantos do seu território. Esta vila alentejana é a terra de uma das mais ilustres poetisas portuguesas, Florbela Espanca. A autora escreveu extraordinárias obras de arte da nossa literatura e foi pioneira do movimento feminista em Portugal. Conseguiu levar longe o então desconhecido nome da povoação.

Vila Viçosa é uma vila cheia de História, com um património riquíssimo e invejável criado pelo Homem ao longo dos séculos. Foi e continua a ser a Natureza que providencia a matéria-prima para a criação de variadíssimas peças de rochas decorativas. O destaque vai para o mármore, que há muito tempo tem um papel fundamental na economia do concelho.

O mármore da região, de qualidade superior e conhecido internacionalmente, abunda na região e é explorado e extraído das cerca de 160 pedreiras existentes. Um dos primeiros lugares a visitar em Vila Viçosa deverá ser, portanto, uma destas pedreiras. Assim perceberá como esta rocha é em bruto e como, depois de muito trabalho, chega até nós plena de beleza nas mais inesperadas formas. Mas, primeiro, vamos conhecer a origem da vila. (Fonte: visitevora)

aNOTÍCIA.pt