Tunísia apresenta-se na BTL 2023 como destino internacional convidado

A Tunísia, um dos roteiros de eleição dos viajantes portugueses apresenta-se na BTL 2023 como destino internacional convidado

Tunísia BTL destino internacional
Tunísia apresenta-se na BTL 2023 como destino internacional convidado - ®DR

A Tunísia, um dos roteiros de eleição dos viajantes portugueses, apresenta-se na BTL como o destino internacional convidado, e vai disponibilizar uma programação cultural criada especialmente para o evento.

Este país situado no norte de África, com cerca de 1300 quilómetros de costa, limitado pelo Mar Mediterrâneo e pelo Deserto do Saara, oferece algumas das características mais valorizadas pelos portugueses na altura de escolher o destino das suas férias. A Tunísia tem vindo, assim, a reforçar a sua posição enquanto destino de eleição para um público que pretende aliar natureza e praia a cultura e tradição.

Um dos locais de eleição é Djerba, a ilha localizada no Golfo de Gabes, a cinco quilómetros da costa sul da Tunísia. Ideal para quem quer aproveitar o sol, mas também para quem tem interesse em atrações históricas e culturais, é um local paradisíaco com águas cristalinas e quilómetros de praia. Além da sua beleza natural, a ilha – imortalizada na “Odisseia” de Homero por ter sido um dos pontos de passagem na célebre viagem de Ulisses – tem mercados tradicionais, aldeias pitorescas e artísticas, bem como uma gastronomia de sabores mediterrânicos que ficam memória dos viajantes.

Com voos diretos frequentes desde 2016, Djerba tem-se afirmado como um dos destinos prediletos dos viajantes nacionais na região, contribuindo decisivamente para o impacto crescente do mercado português nas estatísticas do turismo tunisino.

Além de Djerba, a BTL será uma oportunidade de apresentar novos e prometedores destinos como Monastir, Sousse Port, El Kantaoui e Mahdia, que terão novas rotas e vão mostrar na feira a sua riqueza gastronómica.

No final de 2022, a Tunísia recuperou 95% dos níveis pré-pandémicos, tendo ultrapassado os números associados à recuperação global e europeia, que apontam para os 60%.

Nos objectivos de Leila Tekaia, diretora do Turismo da Tunísia para Portugal e Espanha, para esta edição da feira estão os encontros estratégicos com operadores e agências de viagens, mas também as apresentações dedicadas ao público final, focadas na oferta cultural tunisina.

“A Tunísia tem mantido uma excelente relação com o mercado português e a BTL tem representado um momento fulcral neste elo entre os dois países. Ao longo dos anos, temos recebido cada vez mais viajantes de Portugal, atraídos pela proximidade, mas também por tudo aquilo que a Tunísia tem para oferecer como destino. Esta edição será uma oportunidade única para mostrarmos aos portugueses um pouco do que podem encontrar no nosso território, desde beleza natural a património histórico classificado pela UNESCO, passando por novas rotas culinárias, que os deixará certamente com uma grande vontade de conhecer o nosso país”, refere Leila Tekaia, diretora do Turismo da Tunísia para Portugal e Espanha.

Dália Palma, gestora da Bolsa de Turismo de Lisboa afirma, “É uma grande satisfação receber a Tunísia na qualidade de destino internacional convidado da BTL 2023. Continuamos a trabalhar para preservar a nossa posição de referência como espaço privilegiado para conhecer as novidades dos melhores destinos do mundo, mas também para a venda direta ao consumidor. A presença reforçada da oferta turística tunisina em Portugal vai contribuir para uma BTL mais diversa, mais forte e mais alinhada com os desejos de consumo dos portugueses, num ano que se antevê de novas aventuras em países com tanto por descobrir como a Tunísia”.

A 33ª edição da BTL– Bolsa de Turismo de Lisboa irá decorrer de 1 a 5 de Março de 2023, na FIL – Parque das Nações.

aNOTÍCIA.pt