De 3 de fevereiro a 5 de março as migas estão em destaque nos restaurantes do Concelho de Mora. A participar são 13 restaurantes. Em Brotas, O Poço e COOP Brotense, em Cabeção, A Palmeira, Os Arcos e Solar da Vila, em Mora, Afonso, Bombeiros, O Alentejano, O Espanhol, Sabores de Mora e Hélder Ganhão, em Pavia, O Forno e M’ólho Pão.
O Mês das Migas é um evento do Município de Mora em colaboração com a restauração local. A gastronomia é colocada em destaque, através de um prato tão típico, saboroso e versátil como as migas. Pretende-se a valorização do que é genuíno, neste caso as migas enquanto prato tipicamente alentejano, a par da projeção dos restaurantes participantes. Sendo esta época considerada baixa para inúmeros negócios, nomeadamente a restauração, O Mês das Migas é um impulso importante para a economia local.
Ao nível turístico, o Mês das Migas é em tudo um bom motivo para visitar Brotas, Cabeção, Mora, Pavia e Malarranha, contribuindo para a divulgação dos pontos de interesse existentes, como são o Fluviário ou o Museu do Megalitismo. As sugestões para degustação são variadas. Venha daí!
Sobre:
As migas à alentejana constituem um dos mais conhecidos pratos da gastronomia do Alentejo. Tal como as açordas e outros pratos desta região portuguesa, o ingrediente de base é o pão em especial pão tradicional Alentejano, um tipo de mão de massa densa com um toque agridoce. Este é combinado com carne de porco e muitas vezes chouriço e banha de porco, produtos com grandes tradições na região. Além do pão e da carne porco, leva alho, massa de pimentão e sal.
A receita em si tende a ser uma variação de fritar carne de porco, chouriço, toucinho ou banha, alho e massa de pimentão, depois das carnes estarem bem fritas, retiram-se essas e junta-se pão alentejano com um pouco de água quente e esmaga-se bem o pão até criar uma papa e vai-se fritando até essa massa engrossar e dourar criando uma migas, por fim serve-se com as carnes que foram fritas anteriormente. (fonte Wikipédia)