A Arte Chegou ao Colombo: Obras finalistas em exposição no Centro Cultural de Cascais

As obras dos dez finalistas da segunda edição do Prémio A Arte Chegou ao Colombo vão estar em exposição no Centro Cultural de Cascais

A Arte Chegou ao Colombo
A Arte Chegou ao Colombo: Obras finalistas em exposição no Centro Cultural de Cascais - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

De 19 de fevereiro a 26 de março, vão estar em exposição no Centro Cultural de Cascais, as obras dos dez finalistas da segunda edição do Prémio “A Arte Chegou ao Colombo”, que este ano teve como tema as alterações climáticas e a sustentabilidade.

A inauguração da exposição aconteceu no passado sábado 18 de fevereiro, no Centro Cultural de Cascais e contou com a presença do júri, dos embaixadores e finalistas das obras da segunda edição do Prémio “A Arte Chegou ao Colombo”, a concurso.

“Esta é uma iniciativa que dá oportunidade a artistas emergentes de mostrarem o seu talento” salientou Salvato Teles de Menezes, acrescentando que “Na Fundação D. Luís I promovemos o trabalho de novos artistas a par de nomes maiores da arte nacional e internacional, pelo que é com satisfação que recebemos no Centro Cultural de Cascais os trabalhos de Ana Ferreira, Catarina Gentil, Duarte Perry, Fábio Colaço, Joana Pitta, Luísa Amaral, Margarida Alves, Nicoleta Sandulescu, Pedro Serafim e Tito Chambino” referiu o Presidente da Fundação D. Luis I.

As obras selecionadas incluem diferentes expressões artísticas, da escultura ao desenho. Entre os artistas emergentes, que veem agora os seus trabalhos expostos em Cascais destacam-se Pedro Serafim, Fábio Colaço, Catarina Gentil, Joana Pitta e Tito Chambino, que apresentam esculturas. Ana Ferreira e Luísa Barros Amaral criaram a sua arte a partir do desenho e os finalistas Duarte Perry, Nicoleta Sandulescu e Margarida Alves inscreveram-se com vídeo loop, fotografia e uma instalação, respetivamente.

As candidaturas foram avaliadas pelo júri constituído pelos representantes da Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva, da Fundação D. Luís I, do Museu Coleção Berardo, do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, que selecionou os 10 finalistas tendo em consideração a interpretação da temática, conjugada com critérios de originalidade, criatividade, técnica, entre outros.

Durante a exposição das obras finalistas no Centro Cultural de Cascais, decorrerá em simultâneo uma votação no site do Colombo até dia 20 de março, recebendo o vencedor o valor de 10 mil euros. O prémio é promovido pelo Centro Colombo e co-organizado pela State of the Art (SOTA), com o apoio da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais.

aNOTÍCIA.pt