Resgate de quatro pessoas de veleiro após interação com orcas

Marinha coordenou resgate de quatro tripulantes de veleiro, que se encontrava a duas milhas náuticas, a sudoeste do Cabo Espichel, após interação com orcas.

Resgate pessoas orcas
Resgate de quatro pessoas de veleiro após interação com orcas - ®DR

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, em estreita colaboração com o Capitão do Porto de Setúbal, durante a tarde desta terça-feira, 21 de fevereiro, uma operação de resgate de quatro pessoas que tripulavam o veleiro “Birma”, que se encontrava a duas milhas náuticas, o equivalente a cerca de quatro quilómetros, a sudoeste do Cabo Espichel, após interação com orcas.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa cerca das 14h00, através de um pedido de socorro, via rádio, da própria embarcação.

De imediato, foi informado o Capitão do Porto de Setúbal que, prontamente, ativou a embarcação da Estação salva-vidas de Sesimbra. No local, dois navios mercantes, o “Sunnanvik”, com bandeira de pavilhão sueco, e o “Manisa Greta”, com bandeira de pavilhão português, que navegavam nas proximidades, prestaram também o apoio inicial à embarcação.  

O resgate das quatro pessoas tripulantes do veleiro vitima da interação com as orcas foi efetuado sem que tivesse havido necessidade de assistência médica, tendo ocorrido, por questões de segurança para a navegação. O reboque do veleiro “Birma” foi efetuado para Sesimbra, onde chegou pelas 19h00.​​

Será de relembrar os conselhos da Autoridade Marítima Nacional e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) quando do avistamento de orcas.

Assim, “a interação com estes mamíferos ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis, as quais atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme”. Pelo que, “em caso de avistamento destes mamíferos, recomenda-se a todos os navegantes que seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações”.

aNOTÍCIA.pt