BTL 2023: 15 Municípios das Beiras e Serra da Estrela, juntos pela primeira vez, num único stand

BTL'23: 15 Municípios das Beiras e Serra da Estrela, juntos pela primeira vez, num único stand, convidam os visitantes a apadrinharem uma árvore.

BTL 2023 Beiras e Serra estrela
BTL 2023: 15 Municípios das Beiras e Serra da Estrela, juntos primeira vez, num único stand - ®DR

Unidos por um território e a uma só voz é assim que os 15 municípios das Beiras e Serra da Estrela vão estar na BTL 2023, juntos pela primeira vez, num único stand. Na diversidade, entre paisagens, tradições, história e gastronomia, as Beiras e Serra da Estrela chegam à BTL 2023 de mãos dadas, para apresentar um destino único, com um brilho especial.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) vai lançar uma campanha de reflorestação. É uma missão nacional para todos os que visitarem as Beiras e Serra da Estrela na BTL 2023: construir uma nova floresta que vai ter nome próprio. Cada visitante vai ser convidado a apadrinhar gratuitamente uma árvore, podendo ainda, habilitar-se a ganhar inúmeros prémios, na sua visita ao stand. A reflorestação irá decorrer nos próximos meses, e cada padrinho vai poder acompanhar a ação e plantar a sua própria árvore.

Enquanto a Serra renasce e volta a vestir-se numa paleta de tons de verde, os 15 municípios desafiam os portugueses e não só a visitar todo o território, com a garantia: a natureza continua a ser um dos melhores cartões de visita. “A natureza em estado puro continua vibrante e quem por cá passar não vai ficar indiferente ao santuário de biodiversidade que irá visitar. Paisagens puras, imaculadas e intactas são a garantia de um passeio inesquecível nas Beiras e Serra da Estrela”, garante o 1º secretário executivo da CIM BSE, António Miraldes.

Mas há muito mais para ver e sentir nas Beiras e Serra da Estrela. À BTL’23 cada município traz a sua autenticidade, uma mão cheia de tesouros por revelar e muitas novidades. Novas experiências, novas atrações turísticas, novos eventos. Da natureza, à história, à cultura, à saúde, ao bem-estar, às sensações e sabores. Das tradições mais genuínas como o burel, à arte urbana que ilumina as ruas, da neve às praias fluviais, dos museus, ao património a céu aberto, materializado em Castelos, Aldeias Históricas de Montanha e de Xisto, as Beiras e Serra da Estrela prometem dar provas que são um destino perfeito para visitar todo o ano.

Visitantes vão dar “um pulinho” às Beiras e Serra da Estrela numa antevisão das suas férias

A quem visitar a BTL, o stand das Beiras e Serra da Estrela é paragem obrigatória. Inovador e interativo com uma área 324m2, o espaço contempla um balcão para cada município e dará palco aos projetos mais inovadores das Beiras e Serra da Estrela. A partir de realidade virtual, através de imagens 360º, os visitantes, vão, ainda, poder dar um “pulinho” às Beiras e Serra da Estrela, num momento que pretende ser uma antevisão das suas férias.

Os visitantes são convidados a viajar até às Beiras e Serra da Estrela, numa experiência gastronómica por sabores genuínos. Durante 5 dias, no stand, haverá provas gastronómicas e showcookings promovidos por Chefs e escolas de hotelaria do território da CIMBSE (Instituto de Gouveia; Escola Profissional, Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas; Escola Profissional do Fundão e Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Turismo e Hotelaria).

Do incomparável Queijo Serra da Estrela, aos inovadores produtos de urtiga, aos tradicionais enchidos, do borrego, às trutas acompanhadas pelas feijocas e temperado pelo azeite das montanhas, das cerejas, às compotas, ao mel, às amêndoas, às castanhas, às sardinhas doces, à ginjinha… No stand das Beiras e Serra da Estrela, com os vinhos da Beira Interior, Douro e Dão, vai brindar-se ao destino que, certamente, será o escolhido por muitos turistas nos próximos meses.

A presença no certame será também uma oportunidade de promoção conjunta com as associações de desenvolvimento turístico do território – as Aldeias de Montanha, as Aldeias Históricas de Portugal, o Geopark Estrela, os Territórios do Côa – ADR, os GAL’s (ADERES, ADRUSE, PRÓ-RAIA, ADERES, RAIA HISTÓRICA, RUDE), a Fundação Côa Parque, a Rede de Bibliotecas e a Estrelacoop.

Outra das novidades na presença das Beiras e Serra da Estrela é o espaço para empresários e empreendedores que terão a oportunidade de dar a conhecer os seus projetos turísticos e, ainda, reunir com outros players estratégicos.

As Beiras e Serra da Estrela vão marcar, ainda, presença no stand do Turismo do Centro, que este ano se apresenta no evento como destino nacional convidado.

No maior palco de turismo nacional, com dezenas de atividades programas, as Beiras e Serra da Estrela prometem surpreender e afirmar-se como um destino de excelência com experiências únicas e autênticas todo o ano, porque, continuamos a sentir, o brilho, aqui, nas Beiras e Serra da Estrela.

aNOTÍCIA.pt