Máquina fotográfica para quê se pode tirar fotos épicas com o Galaxy S23 Ultra?

Segundo a Samsung Electronics, o Galaxy S23 Ultra oferece “a melhor experiência de câmara suportada pelo mais alto desempenho até agora"

Galaxy S23 Ultra
Máquina fotográfica para quê se pode tirar fotos épicas com o Galaxy S23 Ultra? - ®DR

Na apresentação do Galaxy S23 Ultra, no evento Galaxy Unpacked 2023, a Samsung Electronics anunciou que o novo smartphone iria “oferecer a melhor experiência de câmara suportada pelo mais alto desempenho até agora“. Enquanto os visitantes viviam a emoção do primeiro evento Galaxy Unpacked presencial em três anos, a Samsung experimentou a câmara premium do Galaxy S23 Ultra num passeio por São Francisco (EUA), cidade onde o evento foi realizado.

Lentes de grande angular e teleobjetivas, tudo incluído no Galaxy S23 Ultra

Desde vlogs diários a curtas-metragens, os vídeos filmados com smartphone podem ser facilmente encontrados em plataformas de vídeo, comprovando o uso generalizado e crescente de câmaras de smartphones no dia a dia.

O Galaxy S23 Ultra oferece uma ampla gama de opções de fotografia, incluindo grande angular, ultra grande angular e até teleobjetiva, usando três tipos de lentes traseiras principais e a câmara teleobjetiva com zoom ótico de 3x. Cada uma das lentes traseiras capta e cria imagens únicas em várias condições e configurações. Com um peso total de 233 gramas e uma tela de 6,8 polegadas, o Galaxy S23 Ultra oferece a nitidez e diversos recursos de uma câmara digital de forma brilhante, num smartphone único e leve.

Uma imagem icónica das ruas de São Francisco é a Lombard Street, que ilustra bem as subidas e descidas da cidade. Graças à poderosa câmara de 200 MP do Galaxy S23 Ultra, fotógrafos amadores ou experientes podem captar perfeitamente as vibrações únicas do centro da cidade. A quilómetros de distância, a Coit Tower, que fica no topo de Telegraph Hill, a sul de Russian Hill, parece a uma curta distância no Galaxy S23 Ultra. Logo após o cruzamento da California Street, fica a San Francisco-Oakland Bay Bridge. O Galaxy S23 Ultra captou os diferentes moods desta cena de forma vibrante, usando diferentes ângulos de visão e lentes, tudo com apenas o toque de um botão.

Equipadas com a tecnologia Dual Pixel, a Câmara Ultra Grande Angular e a Câmara Teleobjetiva asseguraram imagens de alta resolução em 12MP e 10MP, respetivamente, com foco natural para captar fundos com suavidade e nitidez. Com a tecnologia Super Quad Pixel, é possível captar imagens com resolução extremamente nítida graças à funcionalidade melhorada de foco automático. Além disso, a câmara grande angular de 200 MP oferece uma qualidade de imagem impressionante num fundo suave com um módulo de abertura de F1.7.

Capta as crateras da lua: a câmara de ultra alta resolução de 200 MP oferece a mais alta resolução num smartphone

O Galaxy S23 Ultra traz um sensor de Pixel Adaptativo melhorado. Dependendo das características e luminosidade da paisagem que pretende captar, a resolução muda automaticamente para 200MP, 50MP ou 12MP. Num dia ensolarado, é possível experimentar facilmente a clareza e a vibração da alta resolução de 200 MP.

Nada melhor para experimentar o brilho de 200MP do que ampliar uma foto ou vídeo. Em muitos casos, quando se aumenta o zoom numa foto ou vídeo original para cortá-lo, este acaba por perder resolução.

Graças aos pixels de alta resolução do Galaxy S23 Ultra, os detalhes são nítidos e claros mesmo quando os utilizadores recortam a imagem. É possível experimentar os benefícios deste recurso de alta resolução se recortar a foto de uma pessoa ou de um objeto contra um pano de fundo natural amplo, ou quando se tiram fotos de close-upem que a câmara deve ser mantida muito próxima do objeto.

Além de uma maior resolução, o número de pixels aumentou, oferecendo uma qualidade de imagem mais realista. Ao filmar vídeos em 8K a 30FPS com a série Galaxy S23 – incluindo o Galaxy S23 Ultra –, mais pixels e um ângulo de visão mais amplo permitem experimentar uma melhor sensação de profundidade e realismo, como se a ação estivesse a desenrolar-se diante dos nossos olhos.

O Galaxy S23 Ultra tira também fotos nítidas e estáveis, sem trepidação ou desfoque de movimento, graças a um OIS (Estabilizador Ótico de Imagem) e VDIS (Estabilização de Imagem Digital de Vídeo) melhorados e mais amplos. O ângulo de correção do estabilizador ótico de imagem (OIS) duplicou, ajudando os utilizadores a ter um maior controlo e estabilidade na câmara. Estes elementos de estabilização traduzem-se numa menor trepidação da câmara ou provocada com a vibração da mão do utilizador. O OIS também reduz a vibração causada pelos passos do utilizador durante a gravação de vídeos noturnos, fornecendo imagens claras e estáveis, sem desfoque de movimento. Estabilização automática em vídeo em 8K, 4K, FHD ou HD.

Este recurso é especialmente útil ao usar a função de Astrophoto, que permite um zoom de até 100x. O Galaxy S23 Ultra conseguiu captar as crateras da lua em detalhe, graças ao recurso OIS e Astrophoto, minimizando até os menores movimentos que poderiam estragar a imagem.

Elevar as selfies para outro nível com IA mais sofisticada e tons quentes

Além das câmaras traseiras principais, a câmara frontal também foi melhorada. A câmara frontal de 12MP Dual Pixel e a Inteligência Artificial aperfeiçoada adicionam um toque de vivacidade às fotos de alta resolução.

E há melhor lugar melhor para tirar uma selfie em São Francisco do que a Golden Gate Bridge? Mesmo com tempo nublado, o Galaxy S23 Ultra conseguiu expressar cores vivas com a ajuda do Super High Dynamic Range (Super HDR), que é suportado até mesmo para selfies e vídeos.

No Galaxy S23 Ultra, a configuração do tom de cor adiciona um tom quente à câmara frontal, numa atualização dos modelos anteriores, que usavam um tom natural para adicionar um tom quente a qualquer selfie. Os utilizadores podem escolher entre diferentes opções ao tirar uma selfie, dependendo do mood da foto e do seu tom de pele, para uma experiência de selfie verdadeiramente personalizada e otimizada.

Criar fotos e vídeos magistrais mesmo com baixa luminosidade, graças à Nightography

A Nightography do Galaxy S23 Ultra renovou a experiência com a câmara. Todos os modelos da série Galaxy S23 são capazes de reduzir o ruído de fotos e vídeos mesmo em ambientes escuros, graças ao processamento de sinal de imagem (ISP) que usa soluções de IA. O AI ISP cria fotos ou vídeos ajustando os dados guardados num sensor de imagem, e melhora o tom detalhado e a qualidade da imagem, superando as limitações físicas da câmara.

O Palácio de Belas Artes estava bastante escuro porque não havia luz além da iluminação do prédio. Mesmo assim, a Nightography do Galaxy S23 Ultra captou perfeitamente os detalhes da iluminação e as linhas do prédio refletidas no lago. A diferença ficou muito mais clara quando a foto foi comparada com uma foto tirada com outro smartphone.

A Nightography não só tem um excelente desempenho ao captar fotos na câmara traseira, como também se destaca ao tirar selfies no escuro. Uma selfie tirada num local sem iluminação pública saiu nítida e brilhante, captando até mesmo os pequenos detalhes do cabelo.

Depois de nos mudarmos para outro local, experimentámos a Nightography na praça frente ao Ferry Building. Embora houvesse mais luz, era já bastante de noite. Mas isso não foi um problema para a Nightography, permitindo-nos tirar uma selfie épica no coração da cidade, com as luzes dos postes e os edifícios ao redor como pano de fundo.

Uma experiência de câmara de nível profissional mais forte com Expert RAW

A aplicação Expert RAW do Galaxy S23 Ultra para especialistas e criadores também foi aperfeiçoada. Como é possível tirar fotos em até 50MP com Expert RAW, o Galaxy S23 Ultra consegue captar e armazenar imagens como nenhum outro smartphone.

Um arquivo não processado (“RAW”) obtido com a aplicação Expert RAW contém toda a informação disponível numa imagem bem como as suas cores nativas. Um formato de ficheiro não comprimido e tem toda informação captada pelo sensor da câmara. A aplicação ajusta diretamente o ISO, a velocidade do obturador, o foco e muito mais, para criar a desejada sensação e efeito, enquanto expande os recursos de ajuste durante a edição pós-captação. Isso permite o escurecimento de partes sobrexpostas, enquanto intensifica os detalhes de partes subexpostas, para imagens verdadeiramente perfeitas.

No entanto, como um ficheiro RAW contém uma grande quantidade de informação de cores, cada foto é de grande dimensão. O mesmo é válido para arquivos de fotos e vídeos de alta resolução captados com a câmara básica. Para fotógrafos insaciáveis, o Galaxy S23 Ultra tem uma grande capacidade de armazenamento de pelo menos 256 GB e oferece um “desempenho ideal”, de onde advém o nome Ultra. Com uma usabilidade ideal, os utilizadores podem guardar arquivos grandes e de alta resolução sem medo de ficarem sem espaço ou perda de qualidade.

A aplicação Expert RAW possui características únicas que permitem aperfeiçoar as capacidades fotográficas. A aplicação, que capta imagens de arquivo RAW computacional com 16 bits de alta qualidade, oferece aos utilizadores a capacidade de tirar até dez fotos consecutivamente, para obter excelentes fotos tiradas em sequência¹. Além disso, possui exposição Múltipla, que combina várias imagens tiradas separadamente numa única foto, e configurações de Astrophoto, que permitem aos utilizadores tirar fotos das estrelas e da Via Láctea no céu noturno.

Com as configurações de Astrophoto, o Galaxy S23 Ultra capta o movimento das estrelas tirando várias fotos por um determinado período de tempo, de acordo com o movimento dos corpos celestes. Graças à tecnologia de ponta de segmentação de IA e à edição de processo de vários frames, fotografar e editar Astrophoto sem o uso de equipamento profissional fica agora mais fácil do que nunca. Os utilizadores também podem captar vídeos impressionantes do céu noturno em time-lapse com o Hyperlapse, o que permite apreciar a incrível beleza do céu noturno com mais detalhe.

Sem dúvida que o Galaxy S23 Ultra abre uma nova era de smartphones premium. A mais recente tecnologia de câmara e características de nível avançado, até aqui só possíveis com equipamentos profissionais, agora estão disponíveis para fotógrafos principiantes e profissionais, para maior conveniência, num smartphone Galaxy. Fique atento a outras inovações de mercado em câmaras, lideradas naturalmente pelos Galaxy.

aNOTÍCIA.pt