Evelise Veiga em oitavo lugar, na sua primeira final dos Campeonatos Europeus em Pista Coberta

Evelise Veiga na sua primeira final nos Campeonatos Europeus em Pista Coberta alcançou um oitavo lugar

Evelise Veiga
Evelise Veiga em oitavo lugar, na sua primeira final dos Campeonatos Europeus em Pista Coberta - ®DR

Evelise Veiga cumpriu a sua primeira final nos Campeonatos Europeus em Pista Coberta, que decorreram em Istambul, na Turquia, com o oitavo lugar no salto em comprimento.

Numa final em que as surpresas foram acontecendo e os grandes resultados acabaram por surgir, a vencedora foi a menos favorita, a britânica Jasmin Sawyers, que pela primeira vez chegou aos 7,00 metros, derrotando a italiana Larissa Iapichino (filha de uma grande atleta, Fiona May, nascida na Inglaterra, por casamento naturalizada italiana, duas vezes campeã mundial em comprimento e duas vezes vice-campeã olímpica) que saltou 6,97 metros, e a sérvia Ivana Vuleta (6,91). Outra favorita, a alemã Malaika Mihambo, ficou fora do pódio.

Com este turbilhão de resultados na frente da tabela, cá mais abaixo, Evelise Veiga estava numa luta constante com a tábua de chamada e nunca conseguiu um salto em condições. Ainda assim terminou na oitava posição com 6,36 metros.

«Infelizmente não consegui estar em competição. O salto que julgo ter estado mais perto do que eu esperava acabou por ser nulo. Depois foi uma luta a tentar corrigir a corrida, umas vezes batia mais perto, outras mais longe, e não consegui estar melhor», disse a atleta. Este foi um concurso extraordinário, com marcas de enorme valia e eu queria estar ali mais perto», referiu, adiantando que «isto não é o fim, apenas o princípio, afinal cheguei à final, estou nas oito melhores da Europa, acabou por não ser um bom dia, mas há que levantar a cabeça, manter a confiança no trabalho e melhorar os aspetos que se entender que não estão em bom plano e olhar já para a época ao ar livre».

Num ambiente meio caótico, com a Atakoy Arena de lotação completa, com muito barulho, som ambiente e muitas chamadas de atenção, pode pensar-se que a concentração não está em alta. «No meu caso eu gosto de competir nestes ambientes. Umas vezes o público ajuda-nos, outras vezes está concentrado noutra prova e não é tão bom, mas eu sinto-me bem assim. Hoje é que não consegui dar a volta aos meus saltos», concluiu a nona finalista de Portugal na competição.

aNOTÍCIA.pt