Os Chefs Hugo Guerra e Hugo Soto no primeiro “À Mesa com o Guerra” no Lobo Mau

Os Chefs Hugo Guerra e Hugo Soto, amigos de longa data, reuniram-se no Lobo Mau, para o primeiro "Á Mesa com o Guerra"

Hugo Guerra Hugo Soto
Os Chefs Hugo Guerra e Hugo Soto no primeiro "Á Mesa com o Guerra" no Lobo Mau - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

No primeiro jantar do “À Mesa com o Guerra”, no Lobo Mau Restaurante, recebeu o Chef mexicano Hugo Soto, amigo de longa data do Chef Hugo Guerra. O menu muito criativo, levou-nos numa viagem de sabores pelas suas origens e pelas experiencias que partilharam.

Já todos sabemos que na cozinha do Lobo Mau, cabe o mundo e que o Chef Hugo Guerra  adora receber amigos para jantares onde se partilham experiências, técnicas, sabores e muitas emoções.

Numa viagem à Europa, Hugo Soto, amigo de longa data do ‘Guerra’ depois de terem cruzado os seus caminhos por terras espanholas, quando trabalharam no “Martin Berasategui” com 3 estrelas Michellin em San Sebastián, Espanha, não podia deixar de visitar o amigo e conhecer um pouco de Portugal.

O jantar a quatro mãos dos dois Hugos, cruzou sabores mexicanos com os tradicionais sabores portugueses.

  • Ostras de vinagrete, com vinho branco e molho valentine
  • Ceviche de corvina com molho de caju, pepino e cilantro
  • Sandwiche de atum, com maionese de chili e picles de beterraba
  • Taco de rabo de boi, com salsa pico de gallo (molho de tomate, cebola e chili).
  • Corvina com molho de Veracruzana (cebola e pimento vermelho)
  • Barriga de Porco, com puré de aipo e couve choi

Para sobremesa, um original panedelote de maiz, com doce de leite, baunilha e gelado de caramelo. A harmonização deste menu foi feita com vinhos 3 Melros da Quinta do Valado.

Mais uma vez o menu foi inesperado e imprevisto, como já vem sendo hábito quando Hugo Guerra se reune com os amigos. Desta vez Hugo Guerra e Hugo Soto, não tinham programado nada, até porque o tempo foi escasso, desde que se reuniram até à preparação do jantar.  “Não tinhamos pensado em nada. Fomos às compras e conforme iamos conversando iamos decidindo o que comprar. Depois foi juntar os nossos os produtos das nossas origens, as nossas experiencias e sabores, e saiu este menu que esperamos tenham gostado.” explicou o Chef Hugo Guerra.

O Chef Hugo Soto estava visivelmente satisfeito com a aceitação que os seu sabores tiveram entre clientes do Lobo Mau que apresentava ‘casa cheia’. ” Estou muito feliz, primeiro por estar em Portugal e por voltar a cozinhar com o meu amigo Guerra. Quando eu e a Jessica, minha mulher, resolvemos fazer esta viagem, foi ponto assente que queríamos vir a Portugal, visitar o Hugo. Fomos muito bem recebidos e estamos muito felizes”.

Com um restaurante em Zacatecas (México), o Cosecha Taller Cocina, é um restaurante contemporâneo assente na integração dos sabores locais ao longo das estações e das tendências internacionais, distinguindo-se pela simplicidade e elegância e procurando proporcionar aos seus clientes uma experiência através de uma cozinha autêntica, um serviço fresco e personalizado, que permite o contacto direto entre chef e cliente, em ambiente campestre.

Sobre o tipo de cozinha que pratica o chef Hugo Soto contou-nos que “as nossas ementas baseiam-se maioritariamente nos legumes da época e damos um certo destaque aos legumes que cultivamos na nossa própria horta. Os nossos almoços e jantares são compostos por 5 pratos (3 salgados e 2 doces). Para completar a refeição, tentamos que dentro dos vinhos com os quais harmonizamos haja sempre pelo menos dois mexicanos”
 
“O Cosecha Taller Cocina, está inserido na quinta onde são cultivados vários dos legumes que servimos e onde são criados os animais que nos fornecem algumas matérias-primas como os ovos e o queijo.” refere o chef.
 
Hugo Soto e Jesica Henriques, ambos com 36 anos, trabalham juntos. Ele na cozinha e ela na sala. Um casal bonito, simpáticos a quem sugerimos que viessem para Lisboa. A resposta foi ” ya pensamos en salir, pero por ahora estamos bien en Zacateca. en el futuro quien sabe!”
 
Ficamos a aguardar, assim como aguardamos com expectativa o próximo “À mesa com o Guerra”
 
Sobre Hugo Soto
 

Formado pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Hugo Soto trabalhou em alguns dos melhores restaurantes do mundo. Aos 22 anos, após se formar em gastronomia, conseguiu seu primeiro emprego como cozinheiro de linha em Buenos Aires, Argentina.

Em seguida, fez um estágio no restaurante “Martin Berasategui” com 3 estrelas Michellin em San Sebastián, Espanha. Foi depois de ter estado na Espanha que foi trabalhar na cozinha de um dos hotéis mais exclusivos do mundo localizado na Patagônia chilena chamado “The Singular”.

Uma vez com as experiências adquiridas, foi hora de dar o salto para uma das cidades mais exigentes gastronómicamente: Nova York, onde durante três anos trabalhou em restaurantes como “Manzanilla” liderado por Dany García, restaurante “Aska” com duas estrealas Michellin, que revolucionou o mercado norte-americano com a sua proposta baseada na comida nórdica hiper-local, e no restaurante “Kinfolk” onde a filosofia aprendida foi “Da quinta à mesa” com produtos locais e biológicos.

Foi assim que o Chef Hugo Soto decidiu regressar ao México, com o seu próprio projeto denominado “Cosecha Taller Cocina” um conceito que pretende inovar ao proporcionar uma experiência aos comensais através da gastronomia e de um programa de vinhos, cervejas e aguardentes totalmente mexicanos. Tudo isto preparado, em um ambiente contemporâneo e descontraído.

Atualmente, o Cosecha Taller trabalha com produtores locais para criar o seu menu, que muda a cada estação, procurando usar os produtos locais mais frescos no seu melhor, sempre procurando novas tecnologias para criar um restaurante ambientalmente e socialmente responsável.