Rui Pinto o melhor português da Meia Maratona de Lisboa

Rui Pinto foi o melhor português da Meia Maratona de Lisboa. A dupla etíope Nibret Melak e Almaz Ayana, venceu em masculinos e femininos.

Meia Maratona Lisboa
Rui Pinto o melhor português da Meia Maratona de Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Rui Pinto foi o melhor português na Meia Maratona de Lisboa tendo a prova sido  ganha pelos atletas etíopes Nibret Melak e Almaz Ayana em masculinos e femininos respetivamente.

Nibret Melak cumpriu os mais de 21 quilómetros da corrida em em 59:06 minutos, deixando para trás o compatriota Hagos Berhe, com mais um segundo, e o queniano Vincent Ngetich, com mais quatro segundos, num final decidido ao sprint.

Já na prova feminina, Almaz Ayana chegou isolada à meta na zona de Belém, com o tempo de 1:05.30 horas. O pódio feminino foi exclusivamente composto por atletas etíopes, com Girmawit Gebrzihair Gebru no segundo lugar, com mais 20 segundos, e Tiruye Mesfin no terceiro, com mais 58 segundos.

Entre os atletas portugueses, Susana Godinho classificou-se como a melhor portuguesa em prova, obtendo a 16.ª posição, em 1:12.27 horas, enquanto Rui Pinto foi o melhor entre os atletas lusos masculinos, terminando no 12.º lugar, com o tempo de 1:02.52.

“Queria bater o recorde pessoal e tive boas sensações. Parti com esse objetivo, mas, infelizmente, não deu. Ainda assim, estou feliz por ser o melhor português na melhor prova do nosso calendário”, disse o atleta do Sporting.

Pela primeira vez em Portugal, a norte-americana Sara Hall, não conseguiu o desejado recorde pessoal da Meia Maratona de Lisboa, tendo ficado em 11º lugar, com o tempo de 1:09.31 horas.
 

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova,  realçou que foi um grande dia para Lisboa e destacou o “cenário magnífico” composto pela 25 mil pessoas que percorreram a Ponte 25 de Abril.

“Foi um dia de muito calor e, por isso, muito complicado para a elite. Mesmo assim, foi batido o recorde da prova feminino. Já o masculino manteve-se, mas sabíamos que não era fácil, pois desde há dois anos que se mantém”, sublinhou Carlos Móia.

A meia maratona de Lisboa de 2023 contou com atletas de 14 países entre o pelotão de elite, uma das representações mais diversificadas de sempre, e mais de 30 mil inscritos nas várias provas que compuseram o fim de semana.

aNOTÍCIA.pt