Cidade da Covilhã vai receber em maio a 9.ª edição do Fórum “Vê Portugal”

Fórum "Vê Portugal" leva à cidade da Covilhã, alguns dos maiores especialistas para "Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno".

Covilhã Fórum Vê Portugal
Cidade da Covilhã vai receber em maio a 9.ª edição do Fórum "Vê Portugal" - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A cidade da Covilhã vai acolher, de 29 a 31 de maio, a 9.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal. Esta é uma iniciativa emblemática da Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.

Covilhã sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar, as cidades do Centro de Portugal que acolheram as edições anteriores. Este ano, o tema central do evento desafia a “Inspirar. Criar. Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno”.

A apresentação do evento decorreu, no Teatro Municipal da Covilhã e contou com a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, José Miguel Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal local, Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, e Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal.

Covilhã Fórum Vê Portugal
Pedro Machado na apresentação do Fórum “Vê Portugal” – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

De acordo com Pedro Machado os motivos da realização deste fórum na Covilhã tem como objetivo dar um sinal da relevância do interior para o turismo interno, “Os números dão conta da importância do turismo interno. Desde a pandemia, o mercado interno respondeu de forma muito positiva, tendo reforçado a sua importância no ano de 2022.”, sublinhou Pedro Machado, referindo ainda que  “Neste Fórum queremos estreitar ainda mais os laços com Espanha, que consideramos o nosso mercado interno alargado. Não podemos esquecer que Espanha e Portugal juntos constituem a maior plataforma mundial de receção de turistas, com cerca de 200 milhões de consumidores. Portugal deve rever a atenção que dedica a este mercado, que está disponível o ano inteiro e com o qual partilhamos muitas afinidades”.

O presidente da Turismo Centro de Portugal, quis deixar ainda uma boa notícia. ” Nós chegámos há três dias de Berlim. Hoje, a serra da Estrela é reconhecida do ponto de vista internacional. Foi feito um longo caminho, mas, hoje, nos tempos que correm, percebemos que, sobretudo, mercados como o alemão ou como o inglês, já olham para o turismo ativo, para o turismo de natureza, de maneira diferente que olhavam há 10 ou 15 anos”, afirmou.

Segundo Pedro Machado, Portugal passou a deixar de ser apenas o foco internacional nos mercados mais clássicos e passou “a ter um peso específico direto naquilo que são as procuras internacionais”. “Estou absolutamente convencido de que no final do fórum do `Vê Portugal` da Covilhã ficarão não só boas memórias, mas, essencialmente, boas experiências”, rematou.

Outro fator que está na génese do Fórum Vê Portugal é “a diversidade que os diferentes polos turísticos do país oferecem à marca Portugal”, considerou Pedro Machado. “São os nossos territórios que, a montante, fazem a riqueza da oferta da marca Portugal. Com este fórum, queremos aumentar a perceção dos territórios do interior, muitas vezes injustamente esquecidos”, justificou.

Na qualidade de anfitrião do evento, José Miguel Oliveira destacou que “a aposta no turismo tem dado frutos na Covilhã”. “O turismo industrial, o turismo de natureza – com a nossa Serra da Estrela -,  o turismo gastronómico e a arte urbana são fatores que atraem cada vez mais portugueses. Neste fórum, convidamos todos os participantes a descobrir um interior com qualidade”, considerou o presidente da edilidade

Coube a Adriana Rodrigues apresentar com maior detalhe o programa do Fórum Vê Portugal, que durante três dias vai tornar a Covilhã a capital do turismo interno. O programa, ainda por completar, pode ser consultado em https://turismodocentro.pt/artigo/ve-portugal-9-o-forum-turismo-interno-inspirar-criar-tecer-novos-caminhos-para-o-turismo-interno/ ou em www.facebook.com/forumveportugal.

aNOTÍCIA.pt