A Marinha Portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional e a Força Aérea Portuguesa, apreenderam duas embarcações e identificaram sete indivíduos realizaram na tarde de ontem uma operação conjunta em águas internacionais a Sul de Portugal, da qual resultou a apreensão de duas embarcações de alta velocidade e na identificação de sete indivíduos, cinco de nacionalidade marroquina e dois de nacionalidade espanhola, por suspeitas de participação em atividade de narcotráfico.
Durante uma monitorização efetuada por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, foram detetadas duas embarcações suspeitas de participação em atividades de narcotráfico, tendo-se verificado que não possuíam conjunto de identificação, nome, nem bandeira o que levou a apreensão das mesmas e à condução dos seus tripulantes para o porto mais perto para posterior identificação. Nas embarcações encontravam-se ainda 58 jerricans de combustível vazios.
A abordagem às embarcações foi realizada por duas embarcações de alta velocidade, uma pertencente à Marinha Portuguesa, operada por Fuzileiros, e outra da Polícia Marítima, a Sul de Portugal. Como medida cautelar, os sete indivíduos foram transportados para Faro para posterior identificação, bem como as embarcações apreendidas, tendo sido contatado o Ministério Público para posteriores diligências.
Sobre Marinha Portuguesa:
A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.
Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.