João Sousa eliminado por Casper Ruud nº5 do ranking ATP

O dia de ontem (5) pautou-se pelo afastamento de João Sousa, derrotado pelo norueguês Casper Ruud (4º) em três sets 6-4, 2-6, 2-6.

Casper Ruud João Sousa
João Sousa eliminado por Casper Ruud nº4 do ranking ATP - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

João Sousa, foi eliminado por Casper Ruud, número 5 do ranking mundial,esta quarta-feira, na segunda ronda do Estoril Open, ainda que tenha surpreendido o norueguês no primeiro set (6-4), perdendo depois o segundo parcial de forma categórica (6-2). No terceiro e último set, apesar do apoio do público, que encheu as bancadas do Estádio Millennium, João Sousa não resistiu ao ténis mais forte do número 4 do ranking ATP e à pressão do jogo (6-2).

Num duelo entre italianos, Marco Cecchinato (96.º do ranking ATP) superou o compatriota Fabio Fongini (97.º), por 4-6, 6-3 e 6-3, no primeiro jogo do dia e garantiu a primeira vaga nos quartos de final do Millenium Estoril Open.

Além de amigos, Cecchinato e Fognini têm ainda em comum o facto de serem dois dos maiores especialistas de terra batida do circuito masculino. O vencedor do dia já foi top 20 ATP e figurou nas meias-finais de Roland-Garros de 2018 (além dos três títulos no escalão máximo em cinco finais, todas em pó de tijolo), onde pelo caminho ultrapassou Novak Djokovic, ao passo que Fognini integrou a elite dos 10 melhores em 2019, ano em que arrecadou o Masters 1000 de Monte Carlo, derrotando Rafael Nadal nas meias-finais.

Já Sebastian Baez, o campeão em título continua sem perder no Millennium Estoril Open e esta quarta-feira carimbou o acesso aos quartos de final da 8ª edição da prova, um ano depois do primeiro título da carreira. Frente ao compatriota Pedro Cachin, o argentino venceu por 6-4 e 7-6(2) em 2h14.

Este foi o terceiro triunfo de Sebastian Baez (32.º ATP) frente a Pedro Cachin (67.º), mas o primeiro no ATP Tour. Ao contrário dos anteriores, o embate foi resolvido em dois sets, ainda que Cachin – também campeão no Oeiras Open de 2021 – tenha lutado até aos derradeiros instantes para empurrar o duelo para um terceiro parcial.

O adversário de Báez, na próxima ronda será o norueguês Casper Ruud, que eliminou João Sousa.

Em pares e um ano depois de terem feito história, Nuno Borges e Francisco Cabral, regressaram com uma vitória ao Millennium Estoril Open e carimbaram o apuramento para os quartos de final da variante de pares num dia em que caíram os primeiros e os segundos cabeças de série.

No mesmo Court Cascais onde há cerca de um ano deram início a um capítulo dourado, o maiato e o portuense superaram um braço de ferro equilibrado com o monegasco Romain Arneodo e o polaco Sam Weissborn pelos parciais de 6-3 e 7-6(3).

Pautado pelo equilíbrio, o encontro contou com apenas uma quebra de serviço (ao 4-3 da primeira partida) e foi decidido num tie-break em que o apoio do público embalou a dupla lusa para uma entrada de rompante decisiva para o desenrolar do tira-teimas.

O último jogo, já sob os holofotes, terminou com a vitória de Alejandro Davidovich Fokina, terceiro favorito ao título no Millennium Estoril Open, que se estreou na oitava edição da prova com um triunfo suado sobre o prodígio francês Luca Van Assche por 6-3 e 7-5.

O ‘show man’ de Málaga não sabe perder na estreia no Estoril, mas precisou de se aplicar para superar o campeão do último Maia Open e 91.º do ranking, carrasco de Pedro Sousano derradeiro encontro do português na prova. Ainda que não tenha cedido sets, Davidovich recuperou de break abaixo no segundo parcial (4-1) e anular um set point a 5-4, num segundo serviço.

Veja aqui horários e resultados dos jogos

aNOTÍCIA.pt