Após recuperar sete posições desde a 15.ª em que arrancou da grelha de partida, Miguel Oliveira, classificou-se na oitava posição, na corrida Sprint do Grande Prémio das Américas de MotoGP, que decorreu ontem, sábado, em Austin, nos Estados Unidos.
O piloto português, Miguel Oliveira, que partiu da 15.ª posição, para esta corrida Sprint, concluiu as 10 voltas ao traçado texano a 10,768 segundos do vencedor, com o espanhol Alex Rins (Honda) em segundo, a 2,545 segundos, e o compatriota Jorge Martin (Ducati) em terceiro, a 4,706.
O piloto da RNF Aprilia, fez um bom arranque e no final da primeira volta já ganhara cinco posições, cruzando a meta em décimo. Nas voltas finais, o português viria a beneficiar da queda do espanhol Alex Márquez (Ducati) para subir a nono, ultrapassando ainda o francês Johann Zarco (Ducati) para chegar ao oitavo posto, na frente do australiano Jack Miller, seu substituto na KTM.
Com estes resultados, o italiano Marco Bezzecchi (Ducati), que foi sexto na corrida, mantém a liderança do campeonato com 54 pontos, mais um do que Bagnaia. Miguel Oliveira, que falhou por lesão o GP da Argentina, 2.ª ronda do campeonato, ocupa a 18.ª posição, com cinco pontos.
Ausentes desta terceira ronda do Mundial de MotoGP estiveram os espanhóis Marc Márquez (Honda) e Pol Espargaró (GasGas), bem como o italiano Enea Bastianini (Ducati), todos por lesão.
Foram substituídos pelos pilotos de testes das respetivas marcas, o alemão Stefan Bradl (Honda), o espanhol Jonas Folger (GasGas) e o italiano Michelle Pirro (Ducati), que acusaram falta de ritmo. Pirro desistiu por queda, Bradl foi 18.º (antepenúltimo) e Folger o 20.º e último.
A corrida principal, disputa-se hoje pelas 20 horas (hora de Lisboa), cuja ordem na grelha de partida é a mesma da corrida Sprint, com Miguel Oliveira a arrancar de nova da 15.ª posição, classificação obtida na qualificação.