As Criptomoedas e o mercado

Conhece as criptomoedas, o mercado e os cuidados que deve observar? Vamos tentar ajudar com as dicas de um especialista no mercado de Blockchain/Criptomoedas

Criptomoedas mercado
As Criptomoedas e o mercado - ®DR

As Criptomoedas e o mercado

No último mês, grupo de brasileiros foram presos por golpes em esquemas de criptomoedas, com a ajuda da Interpol, a polícia civil de Brasília prendeu quatro suspeitos em Lisboa e o líder do grupo, na Alemanha. O outro alvo da ação contínua foragido, em território português.

Nosso colega Jornalista Sebastião Santos, residente na Flórida-EUA é especialista no mercado de Blockchain/Criptomoedas, nos explica como funciona as chamadas criptomoedas.

O básico do Mercado de Criptomoedas e como evitar o risco das fraudes
 
O mercado de criptomoedas, em constante crescimento nos últimos anos, é um mercado novo que de fato ao redor do mundo, vem tentando se colocar como a base da nova economia.

As criptomoedas oferecem alguns riscos aos investidores e usuários. Aqui estão alguns dos principais:

Volatilidade: as criptomoedas podem ser extremamente voláteis, com preços que podem flutuar rapidamente em curtos períodos. Isso pode resultar em grandes ganhos ou perdas em um menor tempo.

Fraude/Scam: Como o mercado de criptomoedas ainda não é regulamentado nas principais economias, pelo fator “invisibilidade” dos negociantes que usam o Blockchain para manter o sigilo entre as partes, há um risco de que alguns projetos de criptomoedas sejam fraudulentos ou enganosos.

O sigilo é baseado na forma como surgiu o Blockchain que embora seja possível saber quase tudo sobre uma operação (Valores, carteiras, hash da transação, data e hora exatas entre outras) não é possível identificar a pessoa por trás de uma operação. É por essa característica que as fraudes se tornam comuns e não rastreáveis.

Essa forma de proteção baseada no Blockchain cria narrativas de investimentos altamente rentáveis o que leva ao encontro do público ideal:

Pessoas em todos os lugares, em busca de resultados rápidos e muito volumosos. Cria-se então a possibilidade da fraude perfeita pois atrai os gananciosos em busca do ganho fácil e rápido para o esquema do fraudador escondido no sistema cripto.

Hacking: as criptomoedas são armazenadas em carteiras digitais, e se essas carteiras forem hackeadas, as criptomoedas podem ser roubadas. Esta fragilidade também favorece o golpe de esquemas que ao terminarem e para justificarem as fraudes praticadas usam o subterfúgio da invasão de hackers e assim se apresentarem também como vítimas.

Falta de liquidez: algumas criptomoedas podem ter pouca liquidez no mercado, o que significa que pode ser difícil vendê-las quando necessário.

Regulação: o mercado de criptomoedas ainda não é regulamentado em muitos países e pode ser sujeito a mudanças regulatórias inesperadas. Isso pode afetar o valor das criptomoedas e a viabilidade de investimentos em projetos relacionados a criptomoedas.

Erros humanos: como as transações de criptomoedas são irreversíveis, é importante tomar cuidado ao transferir fundos. Erros na transferência de fundos podem resultar em perda permanente dos fundos transferidos.

Dependência da tecnologia: a tecnologia subjacente às criptomoedas é complexa e depende de muitos fatores, incluindo a segurança da rede, o poder computacional necessário para a mineração e a escalabilidade da tecnologia. Problemas com qualquer um desses fatores pode afetar a confiabilidade e a segurança das criptomoedas. Qualquer pessoa que deseja ter uma história bem-sucedida neste mercado e se livrar do risco de perdas financeiras com criptomoedas devem seguir algumas regras básicas de mercado:

  • Conhecer o básico em relação a proposta oferecida.

       B- Pesquisar nos canais especializados a existência e registro da criptomoeda.

       C- Se a proposta oferece ganhos elevados em relação a média do mercado.

       D- Buscar informações sobre os gestores envolvidos.

O mercado de criptomoedas é fascinante, tem potencial enorme de promover resultados incríveis, porém qualquer um que queira iniciar nesta opção deve usar a lógica básica de investimento no que é novo ou desconhecido: Investir o mínimo a fim de minimizar possíveis perdas.

Os 10 mais confiáveis ativos digitais para 2023, por tempo e volume negociados são:

Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Binance Coin (BNB), Solana (SOL), Cardano (ADA), XRP (XRP), Polygon (MATIC), Polkadot (DOT), Avalanche (AVAX) e Chainlink (LINK)

Para acompanhar em tempo real a evolução deste mercado e o ranqueamento das milhares de criptomoedas existentes, uma boa opção é o www.coinmarketcap.com

O mundo jaz mudando numa velocidade jamais vista, acompanhar as mudanças é uma missão impossível, mas escolher uma área e se especializar nela, pode mudar completamente a perspectiva de futuro de qualquer pessoa e torná-la uma referência em relação ao novo mundo que acontece a cada novo dia.

Sebastiao Santos – É Conferencista, escritor e jornalista atualmente reside nos EUA, é especialista em novos mercados futuro e bolsas de valores.  

aNOTÍCIA.pt

 

 

NOTA: Texto Redigido em português do Brasil