Instalação-vídeo Sine Terra no Museu Nacional Soares dos Reis

Amanhã, pelas 18h00, será apresentada no MNSR a instalação-vídeo Sine Terra, do artista José Carlos Teixeira

Sine Terra
Instalação-vídeo Sine Terra no Museu Nacional Soares dos Reis - ®DR

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) apresenta amanhã, às 18h00, a instalação-vídeo Sine Terra (variações em modo menor), do artista José Carlos Teixeira. A proposta ficará patente até 27 de agosto, podendo ser vista no horário de funcionamento do Museu, de 3ª feira a domingo, das 10h às 18h.

O artista propõe um novo olhar sobre as emoções que O Desterrado transmite aos visitantes e apresenta, simultaneamente, um registo poético e um registo documental sobre a peça esculpida em Roma em 1872 pelo patrono do Museu. José Carlos Teixeira, artista visual, cineasta e investigador português a residir nos Estados Unidos, fala da existência de dois tempos: “um mais objetivo e factual no registo da escultura in situ e na investigação sobre Soares dos Reis, aliado a um outro tempo mais subjetivo e ensaístico – o da criação e composição deste projeto, derivado das suas próprias motivações autobiográficas como autor, artista e pessoa e/imigrada”.

A banda sonora da instalação-vídeo Sine Terra é interpretada no cravo por Fernando Miguel Jalôto, com peças de Domenico Scarlatti (1685-1757) e Vasco Negreiros (1965), e inclui a declamação em português e inglês de poemas de autores nacionais e estrangeiros como Alexandre Herculano, autor do poema Tristezas do Desterro, que serviu de inspiração a Soares dos Reis para esculpir O Desterrado.

aNOTÍCIA.pt