Pedro Pichardo triunfa na Liga Diamante

Pedro Pichardo venceu a prova de triplo-salto no Meeting de Doha, a primeira das reuniões da Liga Diamante

Pedro Pichardo Liga Diamante
Pedro Pichardo triunfa na Liga Diamante - ®DR

O recordista de Portugal Pedro Pichardo venceu esta sexta-feira o triplo-salto no Meeting de Doha, a primeira das reuniões da Liga Diamante, dando um passo importante para o Circuito, que já venceu por duas vezes.

Pedro Pichardo, atleta do Sport Lisboa e Benfica, abriu o Meeting de Doha, a primeira das reuniões da Liga Diamante, com a melhor marca mundial do ano (17,65 metros) e melhorou depois para 17,91 metros, embora com o vento ligeiramente superior ao regulamentar (+2,1 m/s). Ainda assim foi o suficiente para o campeão olímpico, mundial e europeu em título trazer o ouro na primeira competição da época ao ar livre.

O atleta que mais vezes ultrapassou os 17,90 metros na história do triplo-salto mundial, voltava a triunfar em Doha, o que aconteceu pela terceira vez, depois de um triunfo surpresa em 2015, com a marca de 18,06 m, derrotando outro antigo campeão mundial e olímpico, o norte-americano Christian Taylor (18,04), numa prova em que dois atletas passaram os 18 metros.

Pedro Pichardo venceu, esta sexta-feira, uma prova em que quatro atletas entram para a história. Nunca, em qualquer competição, três homens passaram os 17,70 metros, hoje foram quatro: Pichardo (17,91, com vento), o espanhol Andy Diaz (que ainda tem de competir como cubano), que saltou 17,80m (+2.6m/s) e outro cubano, o campeão mundial em pista coberta, Lazaro Martinez saiu com 17,71m (+3.4m/s) e, na ronda final, Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, saltou 17,81m (1.5m/s), melhor marca mundial do ano…

A Liga Diamante é composta por 14 meetings (um deles, em Eugene, a grande final).

aNOTÍCIA.pt