Covilhã recebe Fórum Vê Portugal o maior evento nacional sobre turismo interno

A Covilhã vai receber no final de maio o 9.º Fórum Vê Portugal, o maior evento nacional sobre turismo interno, para "tecer novos caminhos".

Turismo Fórum Vê Portugal
Covilhã recebe Fórum Vê Portugal o maior evento nacional sobre turismo interno - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje as mais recentes novidades no programa da nona edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal“, que vai decorrer na cidade da Covilhã nos dias 29, 30 e 31 de maio. As novidades foram apresentadas durante uma conferência de imprensa que decorreu no espaço que, em breve, será o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, em Lisboa.

O Fórum Vê Portugal é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre o presente e o futuro do turismo interno. Covilhã sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar, as cidades da região que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso. Este ano, o tema central do evento é “Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno”.

Entre as novidades hoje anunciadas, destacam-se a introdução de novos oradores para os vários painéis do evento, que irão apresentar temas relevantes para a discussão do turismo interno.

Na conferência de imprensa, o anfitrião Jorge Costa agradeceu a presença de todos num espaço privilegiado no coração de Lisboa que nas próximas semanas irá ser o primeiro hotel 5 estrelas do grupo Visabeira em Lisboa.

José Miguel Oliveira considerou ser “uma honra para a Covilhã receber o Fórum Vê Portugal”. “A Covilhã é uma cidade que se destaca no interior do país, tendo registado 300 mil dormidas em 2022. É a porta de entrada para a Serra da Estrela e dispõe de uma oferta turística diversificada. Estou certo de que o Vê Portugal será um evento memorável para os visitantes e para os moradores. Quem se deslocar à Covilhã irá ter uma experiência inesquecível”, acrescentou.

Também Pedro Machado destacou a importância da realização do Fórum Vê Portugal no contexto atual. “Temos registado, nos últimos anos, ao crescimento da procura interna dos destinos de interior. O interior do Centro de Portugal, de que a Covilhã é exemplo, é cada vez mais o destino preferido de muitos portugueses, ajudando, em muitos casos, a compensar a diminuição da procura externa provocada pela pandemia. O interior da região está a ser redescoberto pelos portugueses e constitui, como dizemos há muito, um verdadeiro luxo do século XXI, onde se podem gozar férias com tempo, espaço e qualidade. É mais do que justo, por isso, termos escolhido a Covilhã para este Fórum Vê Portugal”, considerou.

“Desde o início do Vê Portugal que trazemos para a discussão a importância do turismo interno, que é injustamente desvalorizado por muitos. Tenho a certeza de que este vai ser o fórum da família do Turismo em Portugal”, disse ainda Pedro Machado.

Coube a Adriana Rodrigues apresentar com maior detalhe o programa do Fórum Vê Portugal, que durante três dias vai tornar a Covilhã a capital do turismo interno.

Adriana Rodrigues destacou que “a 9.ª edição do Vê Portugal assume uma forte componente de inspiração e criatividade, alinhada com a cultura que se vive na cidade anfitriã, a Covilhã, cidade criativa do Design. Pretende-se, com isso, dar-se um impulso à reflexão sobre o tema do turismo interno, que fuja à norma. Simultaneamente, pretende-se propiciar uma experiência, na primeira pessoa, de alguns dos principais produtos turísticos da Covilhã e da Serra da Estrela: cultura, história, património, natureza, gastronomia e vinhos.

aNOTÍCIA.pt