Apresentados os noivos que vão casar com a bênção de Santo António

Foram apresentados, esta segunda-feira, os 16 casais que no dia 12 de junho, vão casar com a bênção de Santo António, o santo casamenteiro

Santo António noivos
Apresentados os noivos que vão casar com a bênção de Santo António

Falta pouco mais de um mês para se cumprir uma das suas tradições populares de Lisboa. Assim foram apresentados esta segunda-feira, os 16 casais selecionados para tradicionais Casamentos de Santo António. Organizada pela EGEAC, a iniciativa recebeu este ano 33 candidatos a noivos de Santo António, das quais foram selecionados 16 casais que no dia 12 de junho celebram matrimónio, numa cerimónia dividida entre a Sé de Lisboa (11 casais) e o Salão Nobre dos Paços do Concelho (5 casais), respetivamente nas versões religiosa e civil.

O anúncio foi feito pela própria Câmara de Lisboa, que é uma espécie de santo casamenteiro desta iniciativa. “No próximo dia 12 de junho, Lisboa será a mais apaixonada de todas as cidades. Convido os casais de Lisboa a juntarem-se às festas da nossa cidade, celebrando este dia tão marcante das vossas vidas – e a partilharem o vosso amor tendo Lisboa como testemunha”, disse o presidente da autarquia, Carlos Moedas.

Com uma média de idades de 34 anos, oriundos de nove freguesias e com profissões tão diversas como médicos, bombeiros, motoristas, administrativos, vendedores, auxiliares de educação, advogados e investigadores, os Casais apresentaram-se publicamente nesta que é a primeira etapa deste popular noivado.

Como habitualmente, a cerimónia contou também com a presença de cinco Casais de Ouro unidos sob os auspícios do Santo Casamenteiro em 1973.

Até ao dia do casamento, os noivos de Santo António têm pela frente várias etapas, tais como provas de vestidos e fatos, de penteados e de maquilhagem, reuniões, ensaios das cerimónias e despedida de solteiros. Etapas de um casamento único, só possível graças ao envolvimento e contributo de dezenas de parceiros que também se juntaram à apresentação dos Casais. ‘Padrinhos’ e ‘Madrinhas’ que ajudam a manter viva a tradição, tornando os Casamentos de Santo António ainda mais especiais.

Os Casamentos de Santo António fazem parte das Festas de Lisboa, que culminam na véspera do feriado da cidade, 13 de junho. Como é habitual após a boda os casais descem a Avenida da Liberdade integrados no desfile das marchas populares de Santo António.

aNOTÍCIA.pt