Mirabilis Branco e Tinto 2021: duas maravilhas que nos chegam do Douro

Os cachos pequenos e os bagos singelos das vinhas velhas traduzem-se no aroma, na textura e na densidade dos vinhos Mirabilis branco e tinto 2021

Mirabilis 2021
Mirabilis Branco e Tinto 2021: duas maravilhas que nos chegam do Douro - ®DR

Os cachos pequenos, apertados e os bagos singelos das vinhas velhas e centenárias enrugadas pelo passar do tempotraduzem-se no aroma, na textura e na densidade dos vinhos Mirabilis branco e tinto 2021. Uma matéria-primade verdadeira excelência que serve de base de trabalho a uma enologia criteriosa, de olhar atento e livre de paradigmasterritoriais. Entrar no mundo Mirabilis é sinónimo de celebração da tradição e da sua reinvenção, das mãos que lhe dãoforma e da vontade em ir mais além em busca de “algo maravilhoso”.

Luisa Amorim, CEO da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, recorda a génese do projeto: “A primeira colheitado Mirabilis nasceu em 2011, fruto da liberdade e do sonho de criar um grande vinho do Douro para o Mundo. Dessavindima resultaram vinhos de tensão, com uma excelente estrutura e profundidade.” Sobre esta nova colheita salien-ta: “2021 é um ano clássico, marcado, contudo, por uma pluviosidade generosa para a época em que vivemos, a par dastemperaturas mais amenas que permitiram maturações mais lentas e mostos extremamente elegantes. Os Mirabilis 2021são vinhos irrepetíveis, absolutamente extraordinários, com uma frescura e elegância fora de série”, conclui a mentorado projeto desenvolvido na altura por uma equipa que viajou pelo mundo e que acreditou que poderia explorar sempreum Douro diferente.

O primeiro Mirabilis, um vinho branco do Douro da vindima de 2011, revolucionou, há mais de uma década, o conceitodos grandes brancos em Portugal. Na sua génese estão uvas de pequenas vinhas centenárias, onde predominam o Vio-sinho e o Gouveio e algumas outras castas de escassa produção já quase inexistentes na região, o que lhe confere umagenuinidade sublime, onde o aroma, a textura e a frescura se acentuam naturalmente. Jorge Alves, enólogo da QuintaNova de Nossa Senhora do Carmo, explica que “As topografias mais altas do Douro são elementos de salvaguarda das uvasde cepas velhas e centenárias que estão na sua origem. Em maior altitude, o Douro transforma-se: as temperaturas baixascombinadas com um solo granítico pobre e uma luminosidade intensa permitem que as uvas brancas atinjam o ponto idealde maturação. A fruta e a mineralidade expressam-se com maior clareza e transparência ao mesmo tempo que a texturafirme e a estrutura linear se prolongam e a profundidade e a precisão se enaltecem. O tempo de espera em garrafa traz umacamada extra de complexidade e elegância onde a frescura, estrutura e acidez se entrelaçam.

2021 é a sexta edição do Mirabilis tinto. Regressamos aos anos mais frescos e a métrica muda permitindo combinar melhoros aromas maduros com as especiarias brancas e depositando na textura uma camada extra de taninos finos, elegantes, denervo e profundidade únicos. O Mirabilis tinto 2021 reflete o temperamento de uma vindima protegida, dos aromas a frutosazulados amadurecidos com o tempo, de uma revigorante frescura e uma estrutura linear estreita que contrasta mais tardecom a densidade e a gravidade de um meio de boca lento e um final elegante e enorme persistência física. Aqui o nervosismoeterniza-se entre matéria e espírito. Um vinho que extravasa a nossa compreensão e com calma aproxima-se da maturidadehumana.

Luisa Amorim conclui: “Entrar no mundo Mirabilis é transcender a territorialidade. É criar com energia e convicção umagrande obra de arte que perdura no tempo”.

aNOTÍCIA.pt