Conforme já se tornou tradição quando os clubes da capital conquistam títulos nacionais, o Benfica foi esta tarde homenageado nos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia emotiva, onde não faltaram discursos de agradecimento a todos os que levaram o Benfica a campeão. Fizeram eco as palavras de Rui Costa, presidente do clube: “Fica a promessa de que tudo faremos para voltarmos na próxima temporada”
O Benfica foi recebido pelo presidente Carlos Moedas, na sequência dos festejos do 38º título de Campeão Nacional que começou o seu dicurso ‘à Benfica’: “Vou tentar fazer 15 minutos à Benfica. É um orgulho enorme como presidente da Câmara, um momento único. Os campeões nacionais são campeões de Lisboa. Mas ninguém é campeão sozinho. Os vossos feitos são possíveis pela luta dos rivais. Quero agradecer aos clubes de Lisboa que deram luta. Mas, no final, só um foi campeão. O Benfica foi campeão pela 38.ª vez. Parabéns Benfica!”
Rui Costa, Roger Schmidt, e todos os jogadores, foram elogiados pelo presidente da edilidade, que agradeceu a união indestrutível entre todos os jogadores, treinador e presidente, que os levou a serem campeões.
Também Rui Costa, não poupou elogios à equipa técnica e ao treinador Roger Schmidt que, desde o primeiro dia, “percebeu o que era o Benfica com a frase histórica: ‘Quem ama o futebol, ama o Benfica.'”
O presidente do Benfica vê o clube que lidera como “mítico”, feito da paixão e glória de tantos benfiquistas em quase 120 anos de história, e sublinha que foi uma conquista inteiramente merecida.
“Conquistámos o 38, estamos á altura dos nossos pergaminhos, da nossa história. Com futebol ofensivo, vibrante e ganhador, numa estratégia alinhada com os valores e identidade do clube, sempre focados em nós próprios, das nossas ambições. Estivemos no topo da classificação desde a primeira jornada. Inteiramente merecido este campeonato. Somos campeões à Benfica”, disse Rui Costa
Já a terminar, Rui Costa, fez uma dedicatória especial:” Fernando Chalana. Meu amigo, meu ídolo, ídolo de todos nós, este título também é teu e também é para ti.”.
Enquanto decorria a cerimónia nos Paços do Conselho, na Praça do Município, milhares de adeptos entoavam cânticos e gritavam os nomes dos jogadores e de Roger Schmidt, o treinador alemão que é já um herói para a massa associativa do Benfica.
No final da cerimónia e antes de todo o planter, dirigentes e staff se dirigirem à janela para levantar a taça, foram entregues estatuetas de Santo António, Padroeiro da cidade de Lisboa. Em sentido contrário, o Benfica ofereceu uma pequena estátua de uma águia e a camisola oficial autografada pelo plantel.
Na varanda dos Paços do Conselho, da Câmara de Lisboa os encarnados levantaram a taça de campeão nacional , em comunhão com os adeptos que se aglomeravam na praça e em uníssono cantaram o hino do Benfica. Tambem Roger Schimdt foi chamado pelos adeptos para levantar a taça e a saltar, pedido que o treinador encarnado não recusou, para gáudio dos adeptos.
Uma multidão vermelha e efusiva fazia a festa ao Benfica Campeão!