A Força Aérea organiza o exercício europeu multinacional “HotBlade 2023”, de 07 a 21 de junho, na Base Aérea N.º 11, em Beja, no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA).
O Exercício HotBlade (HB2023) conta com a participação de cerca de 1000 militares e 25 meios aéreos de Portugal, Áustria, Bélgica, Eslováquia, República Checa e Suíça. Neste exercício participam ainda os Países Baixos e a Eslovénia com tropas no terreno.
O objetivo geral do exercício passa por aumentar a interoperabilidade de operações entre os Estados-Membros da EDA, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo, no qual podem treinar técnicas, táticas e procedimentos, preparando-as para os teatros de conflito atuais e missões de apoio humanitário.
As missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, com a preocupação de diminuir o impacto no meio ambiente e na população.
Sobre a missão da Força Aérea Portuguesa
A Força Aérea Portuguesa é parte integrante do sistema de forças nacional e tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional. Compete-lhe, ainda, satisfazer missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado e missões de interesse público para satisfação de necessidades das populações.
Foi criada a 1 de julho de 1952, constituindo-se como ramo independente, em paralelo com a Marinha e Exército, integrando as aviações incorporadas naqueles ramos.