Este domingo, 18 de junho, F – 16M da Força Aérea Portuguesa e os Red Arrows da Royal Air Force vão sobrevoar juntos Lisboa, assinalando os 650 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança.
Inserida nas comemorações Portugal-UK 650 organizadas entre Portugal e o Reino Unido, a passagem aérea está prevista para as 12H00 sobrevoando o Parque Eduardo VII e o Marquês de Pombal.
O Tratado de Paz, Amizade e Aliança foi selado na Catedral de São Paulo em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III da Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal.
Trata-se do segundo de diversos tratados celebrados entre os dois países que formalizam a aliança Luso-Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países.
Após a passagem por Lisboa, os F – 16M portugueses e os Red Arrows rumam até à Base Aérea N.º 11, em Beja, para o festival aéreo da Força Aérea “Beja AirShow 2023” onde a patrulha acrobática da Royal Air Force é cabeça cartaz do evento.
Sobre a missão da Força Aérea Portuguesa
A Força Aérea Portuguesa é parte integrante do sistema de forças nacional e tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional. Compete-lhe, ainda, satisfazer missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado e missões de interesse público para satisfação de necessidades das populações.
Foi criada a 1 de julho de 1952, constituindo-se como ramo independente, em paralelo com a Marinha e Exército, integrando as aviações incorporadas naqueles ramos.