Marinha portuguesa organiza grande exercício naval com participação de Itália e Espanha

A Marinha Portuguesa, organiza um grande exercício naval, o CONTEX-PHIBEX 23, que irá contar com as participações de Itália e Espanha

Marinha exercício Espanha Itália
Marinha portuguesa organiza grande exercício naval com participação de Itália e Espanha - ®DR

Decorreu esta semana, em Lisboa, a ativação da “EUROMARFOR” com o propósito da participação da Itália e de Espanha, no maior exercício organizado pela Marinha Portuguesa, o CONTEX-PHIBEX 23, que termina no próximo dia 30 de junho.

Esta Força integra o navio patrulha oceânico Sines, a fragata espanhola “ESPS Santa Maria” e a fragata italiana “ITS Margottini”.

O exercício CONTEX-PHIBEX 23 conta, para além dos meios da “EUROMARFOR”, com as fragatas da Marinha Portuguesa NRP Corte-Real e NRP D. Francisco de Almeida, um navio de desembarque anfíbio espanhol, o ESPS Castilla, e um navio de desembarque anfíbio italiano, o “ITS San Marco”, juntamente com uma força de fuzileiros da Marinha Portuguesa, espanhola e italiana.

O exercício CONTEX-PHIBEX 23 é um exercício naval e anfíbio que tem como objetivo treinar e aperfeiçoar as aptidões da Força Naval Portuguesa, em conjunto com as forças armadas de outros países, para dar resposta a cenários de crise.

Sobre:

A Força Marítima Europeia (EUROMARFOR ou EMF) é uma força militar multinacional não-permanente. A EUROMARFOR tem a capacidade de realizar operações aéreas, navais e anfíbias.

A força foi formada em 1995 para cumprir missões definidas na Declaração de Petersburgo, tais como o controle do mar, missões humanitárias, operações de paz, operações de resposta às crises, e imposição da paz. Os seus países membros são a França, Itália, Portugal e Espanha. Embora a EUROMARFOR consiste nesses quatro países, está aberto a outras nações da UE.

Dedicado prioritariamente à União Europeia (UE), a EUROMARFOR pode ser implantada tanto em um ambiente da OTAN, agindo como parte do ramo europeu da OTAN, ou atuando sobre o mandato de outras organizações internacionais, como as Nações Unidas, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, ou qualquer outra coalizão multinacional.(fonte:Wikipédia)

aNOTÍCIA.pt