O Sporting venceu este domingo, em masculinos e femininos, os Campeonatos Nacionais de Esperanças, competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Município de Leiria. Sissínio Ambriz foi o homem dos Campeonatos com três triunfos.
Confirmando a tendência manifestada no final do primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Esperanças, o Sporting sagrou-se campeão. Em femininos, somaram 195,5 pontos, deixando o Benfica na segunda posição, com um total de 116 pontos, apenas mais cinco pontos que o Juventude Vidigalense (111). Em masculinos, os “leões” totalizaram 175 pontos, com Benfica (135) e Vidigalense (72) a subirem aos restantes lugares do pódio. Ecxatamente os mesmos pódios coletivos verificados no ano passado.
Sisínio Ambriz, ainda atleta júnior, foi o atleta em maior destaque nos Campeonatos Nacionais de Esperanças. O benfiquista esteve imparável durante o fim-de-semana. No primeiro dia venceu os 100 metros, e no segundo dia, no espaço de duas horas, venceu os 200 metros e os 110 metros barreiras. Sempre com boa vantagem. Hoje, nos 200 metros fez 21,36 segundos, derrotando o bracarense Gabriel Maia. Antes dos 200 metros, Sisínio correu a meia-final dos 110 m barreiras e registou a marca de 14,89 segundos. Na final venceu os 110 metros barreiras em 14,27 segundos.
Outro nome marcante dos Campeonatos: Etson Barros. O algarvio ao serviço do Benfica, depois de vencer ontem os obstáculos, revalidou o título obtido o ano passado nos 800 metros,
Ainda na velocidade, mas em femininos, a também júnior Lurdes Oliveira (Sporting) venceu os 200 metros, juntando este título ao conseguido nos 100 metros. Ontem, perdeu com a santomense Nádia Cruz, que por ser estrangeira não pode sagrar-se campeã de Portugal, mas hoje venceu a benfiquista.
Mais “repetentes” nos títulos: nos 400 metros barreiras, Juliana Guerreiro (Sporting) venceu em 59,29 segundos, juntando-o ao triunfo nos 400 metros planos, obtido na véspera, agora à frente de Sofia Lavreshina, ambas passando a marca de referência exigida para os Europeus Sub-23. Juliana Guerreiro fez também parte do quarteto vitorioso nos 4×400 metros. Já nos 800 metros, Camila Gomes (Benfica), que vencera os 1500 metros, venceu hoje os 800 metros, com a melhor marca do ano no escalão.
Nos 5000 metros, Rogério Amaral, do Sobral de Ceira, que estuda e treina nos Estados Unidos, venceu com a marca de 14.05,63 minutos, com Pedro Amaro em segundo lugar e o seu gémeo João no terceiro posto (ambos do Benfica). O primeiro fez marca de referência, confirmando a marca de qualificação para os Europeus. O segundo ficou a 39 centésimos.
Em femininos, na mesma distância, triunfo de Mariana Regalo (Maia AC), derrotando Inês Borba (Sporting), que repetiu a classificação do ano passado.
Nas restantes provas masculinas, triunfo do júnior Francisco Calhau (J. Vidigalense) no lançamento do martelo; enquanto André Jidkov, do Sporting, venceu o disco, revalidando título alcançado no ano passado; no salto em altura, o líder anual Gonçalo Veloso (Póvoa de Varzim), venceu com 2,09, atrás do ucraniano Bohdan Zmiivskyi (Sporting), que saltou a mesma altura. Diogo Barrigana (Benfica) venceu nos 400 metros barreiras, confirmando a marca de qualificação para os Europeus do escalão, à frente de André Franco, do Clube Pedro Pessoa, que progrediu para 53,15 segundos. No triplo-salto, o emigrante Filipe Barreto Silva (do Pechão) revalidou o título obtido no ano passado.
As outras vencedoras foram Margarida Santos, do Vidigalense, no triplo, à frente de Ana Leite, do Jardim da Serra, que voltou a ser segunda, como há um ano; Filipa Dinis (J. Vidigalense) venceu o salto com vara (3,50 m); no peso, Letícia Lopes (Quarteira) conquistou o seu primeiro título, tal como Marta Trovoada (Sporting), no lançamento do dardo. Nos 100 m barreiras, Melissa Sereno (Maia AC) confirmou a sua superioridade triunfando com larga vantagem
Mesmo a fechar a competição, as provas de estafetas de 4×400 metros foram dominadas pelo Sporting. Em masculinos, o quarteto composto por Tomás Gonçalves, Rodrigo Caetano, David Garcia e João Pedro Santos venceu em 3.25,57 minutos; nelas, fizeram parte da equipa as atletas Sofia Lavreshina, Inês Alves, Lwena Cardoso e Juliana Guerreiro.
Os resultados completos podem ser consultados na plataforma da FPA Competições.