
Joana Thony Montbabut, mestre chocolateira e chef de pastelaria do Le Monumental Palace, exclusivo hotel no coração do Porto e único na Península Ibérica da prestigiada cadeia francesa Maison Albar Hotels (MAH), sugere uma criação especial para o guloso dia do Chocolate que se celebra hoje, dia 7 de julho.
“Sabores do Brasil”inspira-se nas fachadas portuenses com azulejos de todas as formas e cores, a que a chef francesa já chama casa. Feita com chocolate do Brasil 62% e um toque de praliné da castanha do Brasil, esta sobremesa dá vida à verdadeira arte chocolateira, indo ao encontro do conceito do restauranteLe Monument, onde o chef Julien Montbabut percorre Portugal e conta a história desta viagem pelo país, e que neste caso une matéria-prima de excelência do Brasil com o toque inconfundivelmente português do azulejo.
Neste dia do Chocolate vai perder a criação especial de Joana Thony Montbabut?
Sobre a produção de chocolate em Portugal
No ano de 1914 é inaugurada a primeira fábrica de chocolate em Portugal. Conhecida como Hotel Fábrica do Chocolate era pertencente à marca Avianense, a primeira marca de chocolate do país, que veio a falir no ano de 2004, mas que foi comprada e retomou suas ações no ano de 2005. Após a reestruturação da marca, eles deixaram a famosa fábrica e transformaram-na no Museu da Fábrica do Chocolate, no qual explicam e mostram a história do chocolate no mundo e no próprio país. A Imperial é a mais famosa marca de chocolates do país, fundada no ano de 1932, se consolidou como líder de mercado, em que vende, aproximadamente, 4.200 toneladas de chocolate por ano. Ainda se destacam no mercado português as marcas da Arcádia e da Equador, também importantes no cenário nacional. Estima-se que os portugueses consumiram dois quilogramas de chocolate durante o ano de 2017. O número que parece alto, ainda é muito baixo se comparado a outros países europeus. A principal explicação para o consumo ainda baixo é o consumo apenas em feriados específicos, páscoa e natal, o que explica a sazonalidade do produto e não um consumo constante ao longo do ano. (fonte Wikipédia)