O Ideal Clube de Fado, na cidade do Porto, apresenta a partir deste mês de Julho, Concertos de Guitarra Portuguesa: o primeiro concerto acontece já no dia 24 de Julho, às 21h, com Ângelo Freire na guitarra portuguesa e Carlos Manuel Proença na viola de fado (dois dos principais nomes destes instrumentos), onde o público terá a oportunidade de ouvir repertório clássico para guitarra portuguesa de compositores ligados ao fado.
Nos dias 24 e 25 de Julho, no Ideal, vai ainda realizar-se uma masterclass conjunta de guitarra portuguesa e viola de fado com os dois músicos.
Ângelo Freire é um destacado e talentoso intérprete da guitarra portuguesa. No seu percurso conta com centenas de concertos onde acompanhou os maiores artistas do fado actual, casos de Ana Moura, Carlos do Carmo, Carminho, António Zambujo ou Mariza. Com eles tocou nas mais prestigiadas salas do mundo como o Olympia, Carnegie Hall, Barbican Centre, Royal Albert Hall ou o Walt Disney Concert Hall.
Carlos Manuel Proença tem-se destacado no universo fadista como intérprete de viola. Já realizou várias digressões em território nacional e estrangeiro, em espectáculos de grandes nomes como Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura, Aldina Duarte, Carminho, Helder Moutinho, Cristina Branco ou Mísia.
Os bilhetes têm o valor de 15€ e podem ser adquiridos no website – www.fado.club. Os concertos são às 21h e haverá a oferta de um copo de vinho do Porto.
No Ideal Clube de Fado o público pode assistir também a sessões de poesia cantada em Fado Tradicional, todas as últimas quartas-feiras de cada mês. Qualquer pessoa que escreva poesia pode participar. A entrada é gratuita, e o objetivo é recuperar a relação vital entre poetas e fadistas. Nestas sessões, partilha-se a forma como a poesia se relaciona com o Fado Tradicional, e quem traz poemas em vez de os declamar, ouve os fadistas a cantá-los.
O Ideal Clube de Fado, situado no número 32 da Rua do Ateneu Comercial do Porto, distingue-se pela sua dedicação à preservação e disseminação do Fado Tradicional. Este estilo de fado, considerado por uns como fado puro, por outros como a tradição mais autêntica do fado clássico, é caracterizado pela liberdade poética e pela improvisação musical. São o único projeto profissional no país com esta orientação, a de se cantar só Fado Tradicional.
Programa Concertos de guitarra portuguesa
24 Julho, 21h
Ângelo Freire | Carlos Manuel Proença
17 Agosto, 21h
Henrique Fraga (especialista no repertório de Carlos Paredes e Artur Paredes)
21 Setembro, 21h
Paulo Soares (uma das maiores autoridades do estilo de Coimbra)
18 Outubro, 21h
Luís Coelho (num duo com piano, com composições próprias)
23 Novembro, 21h
Miguel Amaral (com um repertório eclético)
14 Dezembro, 21h
Hugo Reis (apresenta “Tateabilidade”, um ciclo de obras do mesmo, desenvolvidas através do ato de experimentação da guitarra portuguesa, eletrónica, objetos e sentido do tato, que propõe um significado menos usual da guitarra portuguesa em relação à sua utilização)