Ocean Spirit arrancou em Santa Cruz, com destaque português no mar

A 15ª edição do Ocean Spirit, que começou ontem (21), em Santa Cruz, arrancou com destaque português no mar e muita música, em terra.

Ocean Spirit Santa Cruz
Ocean Spirit arrancou em Santa Cruz, com destaque português no mar - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Santa Cruz Ocean Spirit, Festival Internacional de Desportos de Ondas arrancou ontem, na praia do Mirante, com Portugal em destaque no Eurosurf 2023. Os longboarders António Dantas e Raquel Bento seguem para a ronda 2 do percurso de qualificação. Já para o final do dia, na música, Capicua animou a Aldeia Neptuno, marcando o início de 10 dias de animação proporcionada pelo melhor cartaz de sempre do Ocean Spirit.

NO MAR:

Durante o dia de ontem, naquele que marca o primeiro dia do Eurosurf 2023 de Santa Cruz e que conta com 111 atletas de 16 equipas para surf e longboard, foram realizados apenas seis heats. Três deles masculinos e três femininos. Portugal, assim como Espanha e Inglaterra, os três favoritos ao título, fizeram jus ao estatuto, com nenhuma das equipas a perder elementos para a repescagem.

David Raimundo, selecionador nacional, mostrou-se satisfeito com os resultados do primeiro dia. que foi um “Arranque do Eurosurf com dois atletas que fizeram dois heats razoáveis com mar muito difícil, muito pequeno, mas no qual eles cumpriram os objetivos, que era continuar em prova.” Sobre a prova acrescentou ainda ainda que “o espírito da equipa é excelente, toda a gente a surfar bem e motivados para voltar a conquistar o título.”

EM TERRA:

Após o dia de competição o Ocean Spirit, com uma temperatura ao pôr do sol fantástica, o programa avançou para a já habitual parada das nações, em que todas as equipas presentes desfilam com as suas bandeiras, transportando também areia de uma das suas praias nacionais. A Parada teve início no centro da Vila de Santa Cruz, tendo desfilado com animação até aos areais da Aldeia Neptuno, o recinto do festival, onde se seguiu a Cerimónia de abertura do Santa Cruz Ocean Spirit, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, o presidente do Conselho de Administração da Promotorres E.M. (entidade promotora do evento), Rui Penetra, Jean Luc Arassus presidente da Federação Europeia de Surf, João Aranha presidente da Federação Portuguesa de Surf, toda a organização, federação, juízes e equipas.

Pelas 22h foi tempo de inaugurar o programa musical com uma atuação de DJ Lado B antes da cabeça de cartaz da noite, Capicua, animar o areal com a sua energia e musicalidade. Perto do fim do dia de inauguração do festival, subiu ao palco o DJ Tiago Bandeiras para uma atuação que se estendeu noite dentro.

Hoje, sábado, continuará a competição com o início do Campeonato Nacional de Bodysurf a juntar-se ao Eurosurf que irá ter a sua continuação nos próximos dias. No programa não competitivo irá ser o dia do Open Day de Ténis de Mesa assim como a inauguração da Fun Zone e das Happy-Hours. Já no campo musical, a noite inicia-se com o DJ Mourão seguindo-se a atuação da cantautora Joana Almeirante.

De recordar que este ano o Santa Cruz Ocean Spirit e o projeto Santa Ajuda desafiam todos os participantes a levarem um bem não perecível, para dorarem a este projeto que depois os entregará a quem mais necessitar. Os bens poderão ser entregues, junto ao pórtico de entrada.

Todo o programa e informação sobre o festival está disponível aqui

aNOTÍCIA.pt