Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE): Nuno Cordeiro é oitavo nos 800 metros

Na final dos 800 metros, Nuno Cordeiro, medalha de bronze no ano passado, viu-se “embrulhado” e veio a acabar a prova no oitavo lugar.

0
13
Nuno Cordeiro FOJE
Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE): Nuno Cordeiro é oitavo nos 800 metros - ®DR

Na última prova do terceiro dia (26 de julho) do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que decorre em Maribor (Eslovénia), Nuno Cordeiro terminou no oitavo lugar da final dos 800 metros. Natacha Candé finalizou o dia em oitavo lugar no heptatlo e os outros portugueses seguem em frente na competição.

Na final dos 800 metros do FOJE, Nuno Cordeiro, que arrebatara a medalha de bronze no ano passado, viu-se “embrulhado” na confusão a cerca de 500 metros para o final, veio a correr na pista 4, para fugir aos encontrões, estava bem colocado na reta oposta à da meta, mas continuou a correr por fora e no momento em que o vencedor atacou, o francês Yanis Vanlanduyt, o português não conseguiu responder e acabou em oitavo lugar, com a marca de 1m56s85”.

Mas a primeira atleta a começar a competir no dia foi Natacha Candé, no heptatlo, que alinhou na segunda série de 100 m barreiras, com a marca de 14,99 segundos (v:-1,5 m/S), recorde pessoal, sendo 13ª entre 18 atletas, e repetiu o feito ao passar 1,66 metros em altura (5ª entre as17 atletas). No lançamento do peso já não foi tão forte e lançou 13,65 metros, ainda assim a quarta entre todas. Nos 200 metros voltou a bater o seu recorde pessoal, com a marca de 26,74 segundos (v: +0,3), sendo terceira na primeira série. No final do dia, fechou em oitavo lugar, com um total de 3154 pontos, mais 70 pontos do que somara no final do primeiro dia de quando fez o seu recorde pessoal atual. Amanhã tem as três provas restantes: salto em comprimento, lançamento do dardo e os 800 metros.

Já Tiago Machado fez uma excelente corrida de 2000 metros obstáculos. Colocado na segunda série, o português aproveitou muito bem a oportunidade e terminou em segundo lugar (qualificação direta), cortando a meta em 5m55s78”, um recorde pessoal melhorado em mais de oito segundos! Tiago estará na final da prova, na manhã do próximo sábado.

Também Tatiana Pereira, vice-campeã no ano passado, passou para a final do triplo-salto, com a marca de 12,20 metros (v: -0,4 m/s), ao terceiro ensaio, depois de ter feito 11,82 e 11,92 nos saltos anteriores, sendo que qualquer um dava para chegar à final, que se realizará na sexta-feira, à tarde.

Outro atleta a seguir em frente foi Pedro Afonso. O velocista venceu a sua eliminatória de 200 metros com a marca de 21,65 segundos (vento: -1,2), o melhor registo entre os 26 participantes. As meias-finais estão marcadas para amanhã de manhã.

Amanhã, Natacha Candé tem o último dia do heptatlo, Pedro Afonso corre as meias-finais dos 200 metros e Lara Machado tem as meias-finais dos 1 500 metros.

aNOTÍCIA.pt