À “estrela” da estação, a Sardinha, juntam-se as frutas da época, como os morangos ou os pêssegos, em combinações de novos sabores para aproveitar a atmosfera única do Via Graça.
Chegam assim à carta duas Entradas, ideais para partilhar: Sardinha, escabeche e pão torrado, porque não há melhor símbolo do verão em Lisboa do que as tradicionais sardinhas assadas. No Via Graça são servidas braseadas, no ponto certo e cheias de sabor; Camarão vermelho do Algarve, desconhecido para muitos, uma delícia de carne delicada.
Nos pratos principais, novos sabores aparecem, na nova secção da carta que o Via Graça agora inaugura: O Arroz, tão nosso. Destaque para três pratos icónicos: De bivalves, com filete do peixe do dia bem fresco; De lavagante na grelha, e De pato e foie-gras, este último completamente reinventado nos sabores, confeção e apresentação (arroz de forno escuro, coxa de pato confitada, coberta de creme de foie-gras).
Ainda nos pratos principais, e na secção ‘Para descobrir’, chega o Bife de Atum, um naco do lombo de atum, do melhor que os nossos mares têm para oferecer, acompanhado por batatas bravas e molho de cebolada.
E porque um a carta não fica completa sem sobremesas, destacamos as novidades que dão “palco” às frutas da época: Sopa de Morangos, a sobremesa do verão, fresca, leve e com uma bolacha de suspiro que equilibra os sabores na perfeição; e Tatin de Pêssegos Grelhados, uma sobremesa muito exclusiva e limitada, com massa folhada, pêssegos, creme inglês e rum.
Via Graça: A Vista. Os sabores. A experiência
Os três pilares que fazem do Via Graça uma referência na restauração em Portugal. Um espaço que alia o respeito à tradição das receitas portuguesas, com a audácia da inovação e versatilidade.
Da carta do Via Graça fazem parte, na secção Intemporal, o tradicional Bacalhau à Brás, o Cabrito de Forno e o famoso Arroz de Pato, magret e foie-gras; mas sugere-se também partir à aventura na secção ‘Para Descobrir’ dedicada às criações do Chef Miguel Palma e da equipa de cozinha que lidera.
Desde 1988, ano em que o Via Graça abriu as suas portas, foi sempre intenção e objetivo proporcionar aos clientes o melhor que Lisboa tem para oferecer. Em 2018, 30 anos depois, João Bandeira sentiu que estava na altura de dar um passo em frente, dar uma outra visão do que é Portugal e a sua gastronomia, servir aquilo que temos medo de perder, a gastronomia tradicional portuguesa num claro apelo às memórias e às raízes nacionais.
Para isso, é fundamental a utilização dos melhores produtos, porque essa é a base da cozinha portuguesa de qualidade. Trinta e cinco anos de história e sucessos, com a máxima atenção aos detalhes e a um serviço de excelência e que é essencial descobrir.
JOÃO BANDEIRA
O homem que contruiu carreira por ele próprio que aos 27 anos, adquiriu aquele que é hoje um dos restaurantes referência na cidade de Lisboa, o Via Graça.
Nele foi um verdadeiro faz-tudo: trabalhou na cozinha, usando as suas melhores receitas e tornando-as ícones do Via Graça. Passou pela sala onde, ainda hoje, é o seu lugar confortável, e também esteve sempre à frente da gestão dos seus projetos.
Em 2011 adquiriu A Casa do Bacalhau, também em Lisboa, e tornou-o num dos inconfundíveis ícones das receitas tradicionais em Lisboa. Um homem de pessoas, é no contacto com o cliente e no bem receber que encontra o seu equilíbrio.